Desafio Criativo: Revitalização das estações 'fantasmas' em Paris: crescendo junto à sociedade após décadas de abandono
banner

Revitalização das estações 'fantasmas' em Paris: crescendo junto à sociedade após décadas de abandono



A revitalização de espaços públicos é uma atividade cada vez mais adotada nas grandes metrópoles. É saber se despedir do passado e encarar o presente/futuro como uma nova etapa da própria cidade, uma nova consciência da sociedade que mira na mudança do espaço público um processo de modernização.

Estando condizente com esta linha de pensamento, se eleita prefeita de Paris nas eleições de Março deste ano, a deputada francesa Nathalie Kosciusko-Morizet implantará uma das ações que tem desfrutado grande atenção dentre todas as propostas de candidatos à prefeitura da capital francesa.

Desde 1940 desativadas, estas estações conhecidas como "estações fantasmas", não mais oferecem infraestrutura para atender as necessidades tecnológicas para as atuais estações de metrô. Sua subutilização emancipada fomentou o desenvolvimento de outras soluções de transporte pela área geográfica que abrangem, não possuindo hoje qualquer aplicação de viés locomotivo para estas áreas que antes atendia.

São um total de 11 estações desativadas, e Nathalie considera revitalizá-las renovando suas paredes musgas e solo mal tratado com espaços culturais e de lazer, tendo em seus primeiros esboços estações com piscina (!), anfiteatros, salões e o que mais sua imaginação, a criatividade dos arquitetos e engenheiros e a necessidade da população parisiense!

Conheça melhor o projeto através do vídeo abaixo que conta, em francês, a história destas estações e já consiga visualizar através das fotos abaixo os primeiros esboços de como ficarão tais estações caso a candidata venha a se tornar a prefeita de Paris.









Você quer conhecer Paris com esses novos espaços? Então siga torcendo para Nathalie vencer as eleições com sua campanha! Ela é candidata do partido União por um Movimento Popular (UMP), o mesmo partido do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, e é atualmente a segunda colocada nas intenções de voto na capital francesa.

Ficou curioso de quais estações? As estações consideradas para esta revitalização são a Haxo, Porte des Lilas, Campo de Marte, Porta Molitor, Arsenal, Croix Rouge e St. Martin.

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!