Desafio Criativo: Psaligraphy ou a Arte de Cortar Papel por Karen Bit Vejle
banner

Psaligraphy ou a Arte de Cortar Papel por Karen Bit Vejle

Karen Bit Vejle cria imagens com ar e papel. Seus recortes mágicos estão enraizados em uma tradição que se estende por uma longa jornada pela história, começando no primeiro século, quando o papel foi primeiramente inventado pelos chineses. Os chineses começaram o corte de papel antes que eles fossem utilizados para a escrita. A arte, chamada 'Psaligraphy', se desenvolveu de diferentes formas pelo mundo, mas é particularmente enraizada na cultura chinesa e em outras culturas asiáticas, e também na terra natal da artista, a Dinamarca. Entretanto, Karen criou um estilo pessoal e uma técnica que é inteiramente dela.

Ao contrário de quase tudo no mundo hoje em dia, a 'Psaligraphy' é uma arte lenta. Leva muito tempo para dominar, planejar e executar. Os trabalhos são formados em uma larga e contínua peça de papel e recortada com um pequeno par de tesouras. Cada um dos recortes é cuidadosamente planejado, pois o mínimo erro pode provocar desastrosas consequências para o resultado final. Esta é uma forma de arte lenta, que exige muita paciência e que demanda uma concentração muito intensa. Quais partes devem ser recortadas e quais não devem?

Utilizando esta técnica, Karen conta histórias mágicas com suas tesouras. Ela está sempre ouvindo música ao executar os recortes, e há também um grande grau de humor em seu mundo imaginário; humor e a habilidade de identificar prazer em pequenas coisas. Seus trabalhos são pacotes cativantes de surpresas, evocando espanto e inspiração.

Dá só uma olhada no que ela é capaz de fazer (E veja também: Arte, Papel e Colagem por Eiko OjalaLindas Imagens Feitas de Recorte e Sombra em 3 DimensõesArte Feita de Papel por Peter Callesen):













Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!