Desafio Criativo: As lindas e artísticas *tampas de bueiro* do Japão!
banner

As lindas e artísticas *tampas de bueiro* do Japão!



Pelos últimos anos, o fotógrafo S. Morita viajou o Japão registrando suas famosas tampas de bueiro artísticas. Isso mesmo: tampas de bueiro que são verdadeiras obras de arte. É, o Japão tem dessas coisas e eu certamente registraria todos que encontrasse pela frente também.

Estamos falando de um país repleto de artes magníficas. Muita delas estão expostas em museus e galerias, enquanto outras estão bem debaixo dos nossos pés. É o caso dos bueiros, cuja peculiar obsessão dos japoneses fica mais do que evidente quando sabe-se que hoje há aproximadamente 6000 tampas artísticas que podem ser encontradas em todos os cantos do país, sendo cada uma mais bonita e complexa do que a outra.

Este fenômeno se deve ao fato de um burocrata de alto escalão do Ministério Civil, ter, em 1985, a ideia de permitir que os municípios fabricassem suas próprias tambas de bueiro. Seu objetivo era sensibilizar os caros projetos de esgoto torná-los mais palatáveis ​​para os contribuintes.

Em pouquíssimo tempo, graças a alguns concursos e publicações depois, a mania pelos bueiros decolou e os municípios iniciaram uma competição entre si para ver quem faria os melhores projetos. De acordo com a Sociedade Japonesa de Tampas de Bueiros, hoje existem quase 6000 tampas de bueiro artísticas por todo Japão. Descobertas recentes levantaram que a maior categoria são as árvores, seguido de paisagens, desenhos florais e pássaros; símbolos que podem, e certamente impulsionaram a aparência dos locais.

Sem palavras... confira:





























Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!