Desafio Criativo: Comportamento .:. Conheça o ensaio 'Ilusões do corpo' (conteúdo impróprio para menores)
banner

Comportamento .:. Conheça o ensaio 'Ilusões do corpo' (conteúdo impróprio para menores)



Desde pequenos escutamos que "ter postura" é essencial na vida. Depois de tantas 'marteladas' em nossas mentes por nossos pais, entendemos que devemos ter postura na vida adulta, o que justifica essa insistência por parte deles em incorporar este valor desde cedo.

Postura possui diferentes significados, dependendo da área de conhecimento nela aplicada. Sob a visão mecânica de nosso corpo, é possível definir postura como "o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos" (fonte); enquanto na psicologia há uma designação mais subjetiva, estendendo o significado para 'postura de valores', ou seja, "designa em psicologia o traço de personalidade caracterizado pela tendência que as pessoas tomam no julgar determinados objetivos (ex. liberdade, igualdade) ou disposições de ação (ex. honestidade, prestatibilidade)" (fonte).

No post de hoje, abrangeremos ambas definições, pois, afinal de contas, são mutuamente influenciadas. Explico o por que: tenhamos por exemplo o que escutamos continuamente ao cursar a faculdade, que precisamos ter uma 'postura profissional'. Ter uma postura profissional é sim possuir uma postura comportamental condizente com seu trabalho, ou seja, sentado de forma correta numa mesa, utilizar a correta comunicação para os diferentes públicos que você interage, olhar as pessoas nos olhos ao falar com elas para traduzir respeito e confidência, e por aí vai.

Seguindo o mesmo exemplo, é a postura profissional que provocará a interpretação que as pessoas terão de você. Neste caso, do seu trabalho. Isso mesmo, nossa postura corporal é uma das coisas que vai ditar a imagem que a gente reflete às pessoas que nos circundam.

E foi a partir dessas premissas acima que a fotógrafa Gracie Hagen aborda em seu mais novo ensaio. Esta fotógrafa autodidata americana residente em Chicago, identifica na figura humana a melhor maneira de deflagrar o que ela considera o melhor da fotografia: a honestidade por ela traduzida.

Através do ensaio "Illusions of the Body", em português algo como "Ilusões do Corpo", ao utilizar modelos fotográficos nus, desprovidos de roupa, um artifício que consegue influenciar a crítica do público, a fotógrafa provoca a reflexão ao mostrar o quanto nossa postura corporal influencia na imagem que exportamos ao mundo ao nosso redor.

E a fotógrafa vai além. Este ensaio também aborda o comparativo muito comum que nós, pessoas comuns, fazemos ao vermos celebridades 'lindas e maravilhosas' nas capas de revista e outdoors espalhados pela cidade. À parte das alterações digitais na foto, Gracie lembra que nestes ensaios fotográficos para grandes marcas a postura é sempre direcionada, portanto, determinante no resultado final da foto.

Conheça abaixo os modelos que aceitaram fazer parte deste ensaio e repare por si só o quanto de fato uma simples postura influencia. Espero que te ajude a ficar atento a partir de agora. :)


















 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!