Desafio Criativo: 6 cômodos em 1: projeto de arquitetura compacta 100m2 em um espaço de 40m2
banner

6 cômodos em 1: projeto de arquitetura compacta 100m2 em um espaço de 40m2

















A empresa LifeEdited é especializada em consultoria para arquitetos, embora a sua essência não seja a de um escritório de arquitetura. Eles trabalham com arquitetos e desenvolvedores para trazer soluções para
pequenos espaços em grandes edifícios de cidades como Nova Iorque e São Paulo.

Em 2010, eles conheceram Graham Hill, fundador da treehugger.com e um empreendedor em série. Ele havia acabado de comprar dois apartamentos minúsculos em um edifício de mais de um século no Soho, em Nova Iorque, onde ele fazia planos para transformá-los em laboratórios e vitrines, tudo em um pequeno espaço. Ele passou a maior parte do ano anterior vivendo em espaços minúsculos: um trailer, uma barraca e depois um barco; ficou convencido então que outras pessoas poderiam amar estes espaços minúsculos, desde que fossem planejados da maneira correta.

Graham queria um espaço minúsculo que não sacrificasse a função, além de uma lista de desejos que incluía: mesa de jantar para 12, quarto de hóspedes que acomodasse 2 pessoas, um escritório e um home-theater com projetor digital. Não querendo limitar-se a arquitetos locais, ele publicou o projeto online onde arquitetos entraram em competição para oferecer a melhor solução, e recebeu mais de 300 inscrições de todo mundo. Dois estudantes romenos de arquitetura venceram com o projeto One Size Fits All.

Concluído em 2012, o apartamento assinado pela LifeEdited em nada se assemelha ao espaço apertado que viram em 2010. Hoje, o espaço de 40 metros quadrados pode ser expandido para incluir a funcionalidade de 100m2: paredes, gavetas e camas se movem e dobram para criar 6 cômodos: sala de estar, sala de jantar, escritório, escritório para convidados, quarto principal e quarto de hóspedes. Se incluir a cozinha e o banheiro, que se transforma em uma cabine telefônica ou quarto de meditação, o apartamento conta, então, com 10 espaços no total.

Você deve estar se perguntando: como isso? Bem, a resposta está nas fotos e no vídeo a seguir:











































Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!