Desafio Criativo: 21 dicas de poses para fotografar crianças
banner

21 dicas de poses para fotografar crianças



Um grande sucesso aqui no Desafio Criativo foi o post '21 dicas poses para fotografar casais', onde mostramos diferentes ideias para aprimorar suas habilidades como fotógrafo. Desta vez, vamos fazer o mesmo, só que para fotografar crianças.

Crianças são definitivamente divertidas e muito positivas para serem fotografadas. Registrar suas reais e autênticas emoções, mostrando através de suas fotografias a alegria da infância, proporciona um sentimento caloroso e sincero. No entanto, lidar com elas nem sempre é muito fácil. Você tem que estar sempre pronto para lidar com suas próprias vontades e pensamentos em suas mentes, sendo muito paciente para adaptar-se ao seu comportamento natural. Não presuma que elas irão escutar cuidadosamente e seguir suas instruções. Esta é a razão pela qual você provavelmente não irá conseguir usar estes exemplos "à risca". Use-os apenas como referências para ideias e estabeleça diferentes cenários para sua sessão de fotos.

Confira:

1. Ao fotografar crianças, lembre-se de estar sempre na mesma altura. Em relação às poses, no entretanto, deixe-as "como estiverem" e tente capturar suas expressões, emoções e comportamentos naturais.

2. Fique atento e não perca nenhum sorriso ou gargalhada. Situações como esta sempre produzem fotos recompensantes e emocionais. Mas, por favor, nada de "olha o passarinho". Fuja de emoções forçadas.

3. Use algumas coisas bem gostosas como adereços. Isso fará você registrar momentos muito interessantes das crianças comendo doces, sorvetes, frutas, etc...

4. Uma pose muito legal para fotografar bebês. Coloque-o em uma cama e cubra-o com um cobertor. Para ainda melhores resultados, certifique-se de que as cores de todas as roupas de cama combinem. Funciona muito bem!

5. Uma pose sutil para crianças. Coloque-a deitada no chão e fotografe de um ângulo bem baixo.

6. Mais uma variação deitada.


7. Para deixá-las mais à vontade,  tente fazer com que elas abracem um bicho de pelúcia ou brinque com algum outro brinquedo preferido.

8. Tente tirar fotos das crianças em seu ambiente diário, por exemplo, brincando com seus jogos favoritos, fazendo o dever de casa, ou, como no exemplo, pintando com aquarela. Mantendo-as ocupadas em um cenário familiar, é uma boa maneira de fazê-las cooperarem e fazer aquelas tão especiais poses que você deseja.

9. É realmente muito interessante organizar tudo de uma maneira para que a criança fique ocupada com suas próprias "coisas" e nem mesmo note suas ações. A leitura de um livro ilustrado é um exemplo de como mantê-las "posando" para você.

10. Bolhas de sabão são simples e um complemento muito bacana para fotos de crianças. O primeiro motivo: as crianças as adoram e ficam extremamente felizes em brincar com elas. O segundo: você pode trabalhar criativamente e encontrar configurações de iluminação para conseguir bolhas com reflexos bacanas, como um fantástico gancho visual em suas fotos.

11. Quando fotografar ao ar livre, você pode sugerir uma brincadeira de "esconder", pedindo para a criança se esconder parcialmente atrás de uma árvore ou parede. Um excelente momento para tirar uma fotografia.

12. Brincar com areia é uma boa configuração de fotos para crianças. Ao mesmo tempo em que brincam, isso as mantém ocupadas enquanto você as fotografa, sem que isso as incomode.

13. Se ele ou ela praticam algum esporte (futebol, basquete, volley, etc), você pode tirar um retrato muito especial dela ou dela com seus acessórios correspondentes.

14. Playgrounds ou parques são ótimos lugares para fotografar ao ar livre, que fornecem inúmeras variações para fotografias em movimento.

15. Nunca se esqueça que os animais de estimação também são membros da família. Envolva-os em suas fotos e você verá quanta alegria e emoções isso irá proporcionar.

16. Tente algumas fotos em movimento. Dê às crianças uma bola e então registre de uma perspectiva interessante: fotografe do chão, evidenciando a bola como um objeto dominante em primeiro plano.

17. Uma excelente pose de mãe e bebê. Alternativamente, ela poderia levantá-lo com as duas mãos. Uma observação sobre este tipo de foto: o parente pode ser o pai, pois a mãe utilizada como exemplo é apenas um exemplo ilustrativo. E, claro, envolva ambos na composição. Em qualquer exemplo do post, envolver pais e mães é mais do que desejável! =)

18. Uma pose muito simples e natural: a mãe segurando o filho no colo. Tente diferentes ângulos.

19. Uma pose muito encantadora. Peça para o filho abraçar a mãe. Capture suas emoções naturais para uma foto espetacular.

20. Uma pose cativante, divertida e fácil, que é, no entanto, bastante incomum e original. Peça à mãe para deitar-se no chão, e, em seguida,  faça a criança a sentar-se e abraçá-la.

21. Esta configuração é linda para retratos de família. Pode ser feita em interiores, ao ar livre e até mesmo em cima de uma cama. Funciona muito bem em diferentes combinações e com diferentes números de pessoas, adultos e crianças.






Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!