Desafio Criativo: Quando o Uso da Tecnologia é para a Natureza nos Aceitar Melhor
banner

Quando o Uso da Tecnologia é para a Natureza nos Aceitar Melhor



Vamos ver se consegue adivinhar. Ele é um astro do cinema sem falar a nossa língua . Vive no oceano, mas nos aterroriza como se tivesse ao nosso lado. Quem ele é?

Muito provável vocês terem identificado que a resposta é
um tubarão. O incrível seria acertar essa charada se também informasse que ele utiliza Twitter. É, dificilmente pensaríamos em um animal diferente do homem.

Cientistas australianos desenvolveram um projeto onde chips com GPS são implantados em tubarões para que seu sinal seja captado por instrumentos de monitoramento. Estes instrumentos são instalados em lugares estratégicos no oceano para identificar a proximidade dos nossos temerosos amigos. Esta informação é processada, e sendo o caso de informar à população, tweets são automaticamente enviados à uma conta no Twitter.

É show visualizar como funciona! Veja só:


E aqui um print do tweet da conta:


Curtiu? O órgão responsável por este processo é o SLSWA (Serviço de Salva-Vidas da Austrália Ocidental, na sigla em inglês). Vale a pena dar uma visitada no Twitter deles (@slswa) para conferir a frequência de alarmes. Ou quem sabe para já se preparar quando estiver por lá. :)

Este novo projeto vem acrescentar ao time mais tecnologia no monitoramento para evitar ataque de tubarões. A tecnologia anterior, já obsoleta e utilizada há 22 anos, são os Shark Patrols (Patrulha de Tubarões, em inglês). Trata-se de um pequeno helicóptero não tripulado que através de uma câmera onde o operador identifica na tela do vídeo onde eles se encontram, portanto frequentemente exposta ao erro humano.

Atualmente temos os - já famosos - aviões drones. Apesar da semelhança de ser um veículo aéreo, de nada possuem semelhança quanto ao cumprimento da solução buscada pela tecnologia.

Dá para imaginar que os pontos de vista técnico, de custo e o ponto de vista do meio ambiente são levados em conta. O primeiro no que diz respeito à agilidade e precisão da informação; o segundo pelo custo evitado de fabricação e manutenção; e o último através de maior controle e consequente cuidado com os animais.

Como pode ver no vídeo a seguir (conteúdo em inglês), por muitas vezes os Patrols devem evitar os ataques "com suas próprias mãos", o que muitas vezes ocasiona em ferimentos e até mortes aos tubarões. Confira a matéria que saiu há pouco nos telejornais australianos sobre os desafios que este tema evoca:


Ficamos todos na expectativa com que essa nova tecnologia evite que a interação entre nós e eles seja da maneira mais pacífica possível. Devemos todos aprender a conviver melhor.

Um abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!