Desafio Criativo: 21 Dicas de Poses para Fotografar Casais
banner

21 Dicas de Poses para Fotografar Casais

















Tirar fotos de uma pessoa só, seja uma criança ou um adulto, é bem diferente de fotografar casais, pois geralmente o assunto da foto é somente a pessoa e a personalidade dele/dela. Em comparação, a fotografia de casais é muito mais sobre conexão, interação, e acima de tudo, sentimentos entre duas pessoas. Muito provavelmente, são sentimentos profundos e apaixonados, que tornam a fotografia de casal tão prazerosa e positiva.

Geralmente é bem fácil de envolver um casal em uma sessão de fotos. Se em um primeiro momento eles se sentirem tímidos ou desconfortáveis, basta pedir-lhes para mostrar como foi quando olharam um para o outro no primeiro encontro. Você irá chamá-los para um nível emocional, proporcionando-lhes expressões naturais e amorosas em seus retratos.

Nas imagens a seguir, você verá diferentes formas e poses que você pode aplicar ao fotografar casais. Certamente o resultado será bastante legal. Mas vale ressaltar que estes são apenas exemplos de poses que servem como ponto de partida para suas fotos. Esta é a razão pela qual os exemplos são apenas desenhos ao invés de fotos reais. A ideia é ser original e não repetir as poses exatamente como elas são. Tente, ao máximo, ajustar a pose criativamente de acordo com o ambiente e cenário.

Confira:

1. Ponto de partida: pose fácil, face-a-face (olhando para a câmera) e ela apoiando um braço sobre o peito. Tire fotos verticais e horizontais.

2. Peça ao casal para ficar bem próximos um do outro e pegar um closeup íntimo. Não tenha medo de usar o zoom e fazer um corte bem fechado.
3. Pose muito fácil e cordial com ele a abraçando por trás. O casal pode olhar diretamente para a câmera ou um para o outro. Podem até mesmo se beijar para uma foto mais emotiva.

4. Pose divertida e amorosa, com ela o abraçando pelas costas e ombros. Muita atenção na posição das mãos: ela devem ser simples e natural.

5. Apenas uma variação da foto anterior (ela abraçando por trás). Lembrando que o casal não precisa, necessariamente, estar olhando diretamente para a câmera. Para melhores resultados, peça para eles interagirem através de conversas, olhares de flerte, risadas, etc.

6. Esta pose cria uma atmosfera bem romântica. Funciona bem em fotos externas, com um bom espaço aberto ao fundo. Lembrando que você deve estar bem posicionado e em uma distância que seja boa para capturar os olhos mais próximos de cada pessoa, caso contrário, você terá uma foto impessoal e 'vazia'.

7. Encontre um local mais alto e fotografe de cima. Uma pose comum fotografada de um ângulo inusitado é sempre criativo e vai sempre te recompensar com resultados surpreendentes.

8. Outra pose romântica. Funciona bem em fotos externas, com bom espaço aberto ao fundo. Também funciona bem como uma silhueta em um fundo brilhante, em frente a um pôr-do-sol, por exemplo.

9. Pose extremamente fácil de fotografar, boa para uma foto de corpo inteiro. Cria uma atmosfera calma e afetiva.

10. Uma pose divertida. Não presuma que ela seja apropriada somente para casais jovens. Se um casal de mais idade se sentir confortável com a cena, esteja certo de que a fotografia ficará excelente com eles também. Tente enquadramentos diferentes, de corpo inteiro, metade ou closes.

11. Uma excelente forma de mostrar afeição quando se encontram. Funciona muito bem em locais cheios, tal como um encontro em um lugar famoso da cidade, metrôs, etc.

12. Uma pose com uma pitada de diversão. A parte crucial é a posição das pernas dela, pois cada uma delas deve estar dobrada em ângulos diferentes. Enquanto ele ainda a estiver levantando, aproveite para realizar alguns closes também.

13. Tire fotos do casal andando de mãos dadas e se aproximando de uma determinada distância. Fotografe apenas em modo sequencial. Entretanto, a maioria das fotos ficará estranha por conta da posição das pernas. Mas fique tranquilo: a segunda parte do trabalho nesta modalidade é justamente escolher as fotos com as melhores posições de pernas e do corpo em geral.

14. Outra variação com o casal caminhando. Desta vez o casal caminha mais próximo, quase como um abraço. Novamente: tire fotos sequenciais e escolha as melhores fotos com as poses mais elegantes.

15. Nunca se esqueça que há boas oportunidades para fotografar simplesmente fotografando o casal pelas costas.

16. O casal deitado no chão, bem próximos um do outro. Peça-os para levantar o tronco um pouco, utilizando os braços como suporte. Ele pode a abraçar gentilmente. Fotografe de um ângulo bem baixo.

17. Outra variação do casal deitado no chão. Desta vez com um pouco mais de espaço entre os dois.

18. Um bom exemplo para mostrar como duas pessoas podem ficar bem posicionadas assimetricamente.

19. Deitados para cima: maneira informal e divertida para posar.

20. Uma pose cordial. Peça para o casal sentar confortavelmente no sofá preferido.

21. Fotografar um casal muitas vezes pode significar uma foto maternal. Muitas poses listadas acima funcionam bem para este tipo de foto. Simplesmente ajuste a pose de forma que mostre o sentimento e interação do casal com a vida que nascerá.

Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!