Desafio Criativo: Embalagens criativas para inspirar e aumentar vendas - Parte I
banner

Embalagens criativas para inspirar e aumentar vendas - Parte I



Diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio. Ao aprofundarmos na ciência do marketing e publicidade - que faz parte do marketing - vemos que não apenas a propaganda, e sim um conjunto de fatores que resulta em um produto bem sucedido.

E muitos destes fatores são externos à organização, ou seja, ocorrem independente de qualquer ação interna, como uma regulamentação governamental, por exemplo. Outros, em contrapartida, são unicamente dependentes da organização e seus parceiros para atingirem seus objetivos. Ambos fatores externos e internos são interdependentes, a organização deve atentar para os externos já que a influencia diretamente, mas deve investir maior esforço no que está ao seu alcance.

A propaganda é um fator interno, portanto sob o controle da organização. Ela é muito representativa na venda de um produto; é através dela que muitos dos consumidores o conhecerão e terão seu primeiro contato antes da experimentação do produto. Porém, de nada adianta encher os horários nobres dos principais canais de televisão e conseguir convencer as pessoas de comprar o produto se, no final das contas, ele não é de qualidade ou não possui o benefício que é vendido no comercial.

É nessa hora que entra o Design do produto. É ele um dos maiores responsáveis pela aceitação do produto no mercado. É através de pesquisas e estudos de oportunidade de mercado e comportamento do consumidor que os designers se baseiam para criar seus produtos e prover a solução necessária. A maneira como é feito, se ele facilita sua utilização/consumo, se possui mobilidade, se é fácil de montar, se é bonito e traz o status que o produto promete ao se posicionar no mercado... tudo isso é levado em conta por nós consumidores, seja conscientemente ou inconscientemente.

E os profissionais de design, marketing e áreas correlatas sabem muito bem disso. Exemplos clássicos e cases vemos aos montes por aí, como é o caso da garrafa da Coca-Cola: a primeira versão da garrafa que conhecemos hoje surgiu pela necessidade de se diferenciar das demais concorrentes através do tato, já que naquela época (início do século XX) os xaropes - o principal componente do refrigerante - de diversas marcas possuíam garrafas similares fazendo com que o vendedor tivesse que tirá-las da tina para ver qual marca era. Com o novo design, este passo foi retirado do processo de compra diferenciando ainda mais o produto Coca-Cola. Esta garrafa é a terceira da foto abaixo:



Pensando na arte de design de embalagens, envio aqui referências bacanas de embalagens de produtos. Muitos de vocês vão achar "que simples de fazer!", mas é justamente este o desafio: uma ideia bem sucedida é feita através de ações simples. Difícil é fazer o simples, fácil é complicar. ;)



1. Nutra sua sacola de estômago








2. O divertido bigode no pincel








3. Cerveja Origami





4. Embalagem de Pão como cabeça de Gnomo





5. Ketchup com embalagem de vidro que necessita de uns tapas




Mas dar um tapa no vidro?! Ah sim, aqui a resposta :)





6. Capa de Álbum de CD Vonnegut Dollhouse, ou seja, a Casa de Boneca de Vonnegut






7. Relógio à prova (mesmo) de água







8. Clearasil: vai uma medicação para sua acne?







9. Lenços Monte Fuji





10. A pizza é uma delícia, mas e o bafo que fica?









11. Chá Green Berry Tea





12. Embalagens Vilpuri





13. Que melhor maneira de abrir um vinho típico de região montanhosa?







14. Geleias de frutas








15. Queijo parmesão em lascas. Apontadas?!









16. Acessórios para cabelos St. Stephen





17. Kohberg é a marca de pão dinamarquesa que apoia a Associação Contra o Câncer de mama deste país






18. Olha ela aí de novo!





19. Toalha Kirei







20. Pães com alta quantidade de proteína




E aí, inspirado para bolar a nova embalagem do seu produto? Deixe seu comentário aqui com sua próxima ideia, quem sabe ela não vira um post :)

Conheça também outros posts da série:

- Parte II

- Parte III

Abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!