Desafio Criativo: Aquarela na Pele por Victor Octaviano
banner

Aquarela na Pele por Victor Octaviano




Desde sempre o ser humano necessitou expressar sua forma de ser, seu pensamento e sentimentos. E, claro, o único “bem” que possuímos desde nosso nascimento e que vai nos acompanhar por toda nossa vida é, definitivamente, nosso corpo. E não demorou muito para o homo sapiens e seus ancestrais utilizarem esta “ferramenta” como forma e meio de expressão tendo como principal motivação o culto religioso e ritualístico, como já identificado em corpos mumificados com 5 mil anos de idade no Egito.

A técnica – e arte – de pintar nossos corpos foi, na sociedade atual, captada pela primeira vez no século XVIII por James Cook, o navegador capitão da Marinha Real Britânica que iniciou o contato europeu com os países da Oceania.  Na descoberta deste novo mundo, Cook observou os “desenhos permanentes” encontrados nos Maori, o povo nativo da Nova Zelândia. E, como identificado no Egito, essa arte de pigmentação da pele, neste caso feita através de ossos finos, continha valores ritualísticos e contavam a história da pessoa tatuada. Estes nativos a chamavam de “tatau”, ruído provocado pela batida dada no osso fino que introduzia a tinta na epiderme. E não demorou para James Cook adaptá-la ao nome de tattoo, fonte etimológica do nome da técnica.

Conhecida e adotada mundialmente, a tatuagem nos dias de hoje possui valores além dos ritualísticos e religiosos, e evoca quaisquer inspirações desde uma lembrança de uma etapa de vida, passando por moda e, pelo incrível que pareça, até fazer propaganda de um site.

Dentre o inesgotável mundo de técnicas, desenhos, significados de tatuagens e exímios artistas que representam este universo, trago hoje a vocês tatuagens ricas em aquarelas construídas muitas vezes a partir de desenhos concretos realçados com contornos abstratos: de fato obras de arte vivas em movimento dos corpos que as possui. Apresento a vocês o trabalho do artista brasileiro Victor Otaviano, que literalmente faz da pele humana uma tela de pintura:






























Obrigado por estar conosco, espero que tenha gostado do post! Estamos concorrendo ao Prêmio Top Blog 2013, se você se identifica com o Desafio Criativo e quiser dar uma força pra gente acesse esse link e vota lá! :)

Até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!