Desafio Criativo: Elegantes Esculturas Geométricas com Moedas por Robert Wechsler
banner

Elegantes Esculturas Geométricas com Moedas por Robert Wechsler


Marcado por uma intervenção no familiar, o trabalho de Robert Wechsler é projetado para trazer discernimento e leveza para a audiência pública, através da alteração de objetos e espaços habituais. Com uma inclinação travessa, ele perturba a forma a fim de demonstrar a maleabilidade das convenções que muitas vezes definem a nossa experiência no dia-a-dia, transformando objetos do cotidiano e as definições convencionais através de artifícios que provocam engajamento - de uma só vez, encantando e confrontando.

O arquétipo Trickster, como descrito por Carl Jung, é a figura simbólica que revela verdades psíquicas através de travessuras. O Trickster emprega piadas e brincadeiras e seus armamentos perfuram através da arrogância, a fim de trazer esclarecimento. Trazendo significado ao sentido, ele revela a verdade por trás de símbolos coletivos ao mesmo tempo em que desmistifica convenções coletivas. Analogamente, o trabalho do artista visa despertar a virtude desconhecida em objetos e espaços cotidianos, desafiando as associações comuns através de uma intervenção cuidadosa.

O foco de Robert é necessariamente no familiar. Confortavelmente acostumados com objetos e espaços cotidianos, ficamos cegos para sua beleza e elegância invisíveis. Quem observa com olhar profundo um carrinho de compras ou uma torradeira? Este estado de expectativas estáticas é um terreno fértil para a surpresa. É um re-exame consciente dos seus temas que reinstauram o romance de volta para o familiar. É o momento de surpresa, no momento em que descobrimos o que é invisível e que nem sempre é visto. Em reverência para o que inicialmente parece modesto, temos um pequeno vislumbre da elegância sem limites do nosso mundo.

Recentemente, Robert Wechsler criou uma série de esculturas de moedas usando serra de joalheiro para cortar entalhes precisos em diferentes moedas, e em seguida, as juntou em um conjunto de diversas formas geométricas. Nove peças foram selecionadas para a revista The New Yorker, em um total de 22 esculturas criadas, e algumas delas você confere a seguir:





























Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!