Desafio Criativo: Arte em Delírio: 45 Dias de Autorretrato
banner

Arte em Delírio: 45 Dias de Autorretrato





Olá pessoal, este experimento já foi citado por algumas fontes na internet, mas por conta de seu ineditismo e originalidade o cito aqui para mostrar aos que não tiveram oportunidade de conhecer e, para os que já conhecem o trabalho deste artista, o relembre e provoque reflexão sobre como podemos ter diversas interpretações de um mesmo ponto. Boa leitura!

Em 1995 Bryan Lewis Saunders iniciou seu projeto de criar um autorretrato diário até o último dia de sua vida. Sua determinação em seguir com este desafio já resultou em mais de 9.000 autorretratos dos mais heterogêneos estilos.

Digitais humanas, DNAs e até cereais que comemos pela manhã são únicos, independente da quantidade comparada. Como ele mesmo prega, por centenas de anos artistas dedicaram sua capacidade cognitiva aliada ao seu dom com o intuito de representar o mundo ao seu redor. Bryan faz justamente o oposto; utiliza o mundo ao seu redor para traduzir sua mais fiel representação de si mesmo através de diferentes situações/experimentos utilizando como ferramenta-chave seu Sistema Nervoso Central.

Dentro desta vasta fonte de artes originadas por sua mente criativa e interpretação aguçada, selecionei para vocês a série que este artista criou de seus autorretratos sob efeitos das mais diversas drogas.

O objetivo deste experimento foi externar, através, é claro, de seu autorretrato, os sentimentos e interpretações advindas dos efeitos psicoativos de cada droga consumida. Foram 45 dias seguidos de experimento, tendo cada dia um novo experiemnto, seja com uma droga não tuilizada ou uma combinação inédita. Segue abaixo o resultado deste experimento, onde sinalizo em cada foto a droga utilizada para tal representação.

Vale salientar que a maioria das drogas utilizadas neste projeto são drogas “autorizadas”, ou seja, produtos criados por empresas farmacêuticas e consumidos legalmente em todo o mundo.


Dia 1 - Chiclete de Nicotina


Dia 2 - Klonopin


Dia 3 - Dilaudid


Dia 4 - Risperdal


Dia 5 - Abilify


Dia 6 - Trazodona


Dia 7 - Xanax / Alprazolan


Dia 8 - Abilify / Xanax / Diazepan


Dia 9 - Absinto


Dia 10 - Adderall


Dia 11 - Valium


Dia 12 - Diazepan / Haloperidol


Dia 13 - Buspar


Dia 14 - Butalbitals


Dia 15 - Extração de resina com gás butano


Dia 16 - Cefalexina


Dia 17 - Cocaína


Dia 18 - Computer Duster


Dia 19 - Xarope para tosse


Dia 20 - Crystal meth


Dia 21 - Dilaudid / Morfina


Dia 22 - Morfina IV


Dia 23 - Maconha G13


Dia 24 - Geodon


Dia 25 - Haxixe


Dia 26 - Baforando gás


Dia 27 - Maconha


Dia 28 - Fluído de isqueiro


Dia 29 - Loritab


Dia 30 - Óxido Nitroso / Valium


Dia 31 - Cogumelos Psilocibina


Dia 32 - Óxido Nitroso


Dia 33 - PCP


Dia 34 - Percocet


Dia 35 - Pruno


Dia 36 - Resina de Maconha


Dia 37 - Ritalina


Dia 38 - Sálvia Divinorum


Dia 39 - Seroquel


Dia 40 - Valium


Dia 41 - Valium IV


Dia 42 - Valium IV / Albuterol


Dia 43 - Xanax


Dia 44 - Zoloft


Dia 45 - Zyprexa

Espero que tenham gostado do post! É sempre bom lembrar que nós do Desafio Criativo somos contra qualquer tipo de droga - lícita ou ilícita - e que o propósito deste post está de acordo com nossa missão de servir de inspiração através de criatividade e artes em geral, portanto usufrua bem de esta inspiração ;).

Obrigado por estar conosco, até o próximo post!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!