Desafio Criativo: Inspiração .:. Palhaços
banner

Inspiração .:. Palhaços

A pouco tempo atrás, postei diversas caveiras como forma de inspiração. Para equilibrar, hoje fiz uma seleção de palhaços com esse mesmo intuito.

Assim como acontece com as caveiras, podemos observar uma certa inversão das características e valores no mundo criativo "palhacêutico". Apesar de palhaço estar diretamente relacionado a alegria, drama e graça, muitos dos trabalhos retratam-os de forma monstruosa e muitas imagens chegam a ser um tanto quanto macabras e assustadoras, podendo até mesmo causar um certo medo.

A principal função do palhaço é a graciosidade e o humor, revelando o ridículo do ser humano e a nossa capacidade de errar e perder a qualquer momento. O nome palhaço origina-se de pagliaccio (omino di paglia, "homem de palha" em italiano), e remete a sua história e surgimento. Uma pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e passa dificuldades, ficando sem condição de se sustentar vai viver na rua tendo que utilizar o que lhe foi doado, por isso suas roupas de tamanhos discrepantes em tamanho e gosto. Quanto a maquiagem, o círculo branco ao redor da boca faz referência a espuma da cerveja que o embriagou a ponto de cair com o nariz no chão, deixando-o inchado e vermelho.

E se você acha que exagerei em dizer algumas imagens chegam a ser assustadoras, fique sabendo que existe muita gente que morre de medo de palhaços. Isso é considerado uma doença chamada coulrofobia, os portadores dessa fobia, ao se encontrar com alguém vestido de palhaço podem sofrer ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea. Essa doença normalmente é motivada por alguma experiência traumática envolvendo algum palhaço ou por ter visto algum palhaço ameaçador na mídia.

Agora chega de papo, é hora de palhaçada! =)







































E aí, gostou? Então fique ligado em nosso Facebook e Twitter para muito mais inspiração para a sua mente criativa. Um abraço e até o próximo post!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!