Desafio Criativo: Paisagens e Pinturas de Fios Reciclados por Federico Uribe
banner

Paisagens e Pinturas de Fios Reciclados por Federico Uribe

Artistas sempre dão um jeito de aproveitar materiais que para muitos não teriam mais utilidade. Federico Uribe é um deles. Ele lançou, recentemente, uma nova coleção toda feita com fios elétricos e de áudio e vídeo, apropriadamente 'conectados'.


Nascido em Bogotá, na Colômbia, em 1962, Federico Uribe atualmente vive e trabalha em Miami. Seu trabalho adota um híbrido personagem que cria resistência à classificação. Ele é um artista conceitual que recorre à linguagem da Pop Art através do uso de objetos do cotidiano, mas com uma referência formal à história e à tradição da arte clássica.


Federico cria esculturas que não são esculpidas mas construídas e tecidas, de todos os tipos de formas diferentes, curiosas e imprevisíveis, repetitivas e quase compulsivas. Elas seguem os cânones clássicos da arte figurativa e abstrata, mas o resultado é absolutamente incomum, lunático, de enorme eficácia e comunicabilidade. Quando observados de perto, suas obras revelam diversos tipos de interpretações: elas nos convidam a tocá-las, para descobrir os detalhes e conexões entre um elemento e outro. Ao serem observadas de longe, elas oferecem volume, formas, texturas e cores. Distância, proximidade e percepção são fatores-chave para a interação entre o trabalho de Federico e seus espectadores.



O artista estudou na Universidade de Los Andes, em Bogotá, e em 1988 se mudou para Nova Iorque para se especializar em Fine Arts sob a supervisão de Luis Camnitzer. Foi o começo de uma jornada que incluiu muitos anos de estudos e trabalho em Cuba, México, Russia, Inglaterra e, finalmente, Miami.




Sua formação inicial era a pintura, com telas sensuais e taciturno influenciados por suas reflexões escuras, no sentido católico de dor, culpa e sexualidade.





Já em 1996, abandonou seus pincéis e foi atraído pela beleza geralmente negligenciada de simples objetos do uso diário. Federico começou a observá-los com cuidado, colecioná-los, colocá-los lado a lado e organizá-los, para que eles pudessem se tornar instrumentos incomuns de uma nova estética, cheia de cores, ironia e ânimo.








Confira mais trabalhos de Federico clicando aqui.

Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!