Infográfico .:. Psicologia das cores
Desde a cor que você pinta sua cozinha até as cores da logo de uma marca famosa, estamos cercados de cores que exercem uma profunda influência em nosso humor e comportamento. Os Pintores de Louisville (Painters of Louisville) criaram uma brilhante visualização que resume a reação do cérebro para cada porção do espectro de cores.
Este fascinante infográfico revela que muitos restaurantes usam vermelho pois estimula o apetite (McDonalds, por exemplo, Pizza Hut, KFC), e azul é frequentemente usado em escritórios corporativos, pois é produtiva e não-invasiva. Ele também explica que, embora muitas vezes o preto simbolize a more e o mal, as marcas de luxo usam a cor para sugerir a sensação de sofisticação. Com este guia em mãos, você pode agora criar intencionais mensagens subliminares em cada sala de sua casa, simplesmente selecionando cuidadosamente o esquema de cores.
A Psicologia das Cores: que cores pintar sua casa e porque?
Escritório - AZUL: a cor mais produtiva.
Quarto - VERDE: tranquilidade e saúde.
Quarto Feminino - ROSA: Calmante, quente.
Cozinha - AMARELO: Aumenta o metabolismo, o brilho do cômodo e energiza.
Sala de Estar - LAVANDA: Acalma os nervos e permite o relaxamento.
Sala de Jantar - VERMELHO: Estimula o apetite.
AMARELO
- Alegre ou quente
- Maior propensão para prejudicar os olhos ou causar fadiga
- Faz bebês chorarem: não pinte de amarelo o quarto de um bebê, pois ela é mais propensa ao choro
AZUL
- A cor preferida pela maioria dos homens
- Transmite calma ou serenidade
- Mais utilizada em escritórios (Pessoas são mais produtivas em salas azuis)
- Limita o apetite
- Associada à água e paz
VERMELHO
- Evoca fortes emoções
- Estimula o apetite (Muitos restaurantes usam vermelho em seus anúncios e logos)
- Paixão ou intensidade
- Rosas vermelhas simbolizam o amor
* Estudos mostram que o vermelho pode diminuir sua performance em testes!
- O vermelho segue a hipótese de prejudicar o desempenho na realização de tarefas, pois é associado com o risco de fracasso em contextos de realização e evoca a limitação da motivação.
VERDE
- Saúde
- Tranquilidade
- Dinheiro
- Natureza
- Trabalhadores em ambientes verdes têm menos dores de estômago
ROXO
- Magnificência
- Riqueza
- Sucesso
- Sabedoria
- Muitos reis usavam vestes roxas
ROSA
- Calmante
- Amor
- Romance
- "Drunk Tank Pink" é uma tonalidade de cor usada em prisões para acalmar prisioneiros.
- Pureza
- Inocência
- Vazio
- Espaçoso
- Ótimo para criar a ilusão de espaço.
MARROM
- Confiança
- Tédio
- Praticidade
- Terra
LARANJA
- Excitação
- Entusiasmo
- Calor
- Precaução
- Também utilizado para chamar a atenção em sinalização
PRETO
- Mal
- Morte
- Luto
- Emagrecimento
- Antigos Egípcios acreditavam que o preto simbolizava a vida e o renascimento.
As cores na Propaganda
VERDE: é por muito tempo conhecido como símbolo de fertilidade e foi um dia a cor preferida para vestidos de casamento no século XV. Mesmo nos dias de hoje, é dito que o M&M verde tem o propósito de transmitir uma mensagem sexual.
AZUL: frequentemente utilizada por grandes corporações pois é uma cor produtiva e não invasiva.
VERMELHO: muito utilizada por restaurantes para estimular o apetite. McDonalds, Pizza Hut, KFC, Wendy's, Popeye's.
PRETO, BRANCO, PRATA, DOURADO (OURO): muito usada em itens de luxo, para aprimorar o senso de sofisticação.
LAVANDA, ROSA, BRANCO: cores mais femininas que ajudam a atingir o público mais rapidamente, além de serem limpas e calmantes.
--------------------------------------------------
Obrigado por acessar o nosso Blog! Um abraço e até breve! ;)