Desafio Criativo: Assista o curta 'El Empleo': uma brilhante crítica ao mundo corporativo
banner

Assista o curta 'El Empleo': uma brilhante crítica ao mundo corporativo



O sujeito acorda já cansado. Descansa um pouco na cama, e motiva - ou engana - o ânimo para mais um dia de trabalho. Toma um banho ainda sonâmbulo e prepara um café bem forte para aguentar o tranco que lhe aguarda durante todo o dia.

Esta é uma rotina cada vez mais comum em nossa sociedade. Uns reclamam do sistema, outros julgam que se o ser humano não o quisesse, a realidade seria outra. Uns outros - viciados ou não - a amam.

'El Empleo', ou 'O Trabalho' em português, é um curta-metragem argentino presente em mais de 170 festivais e detentor de 97 prêmios. Com direção e ilustração de Santiago Bou Grasso, através da produtora Opusbou, tem  por objetivo mostrar, melancolicamente, o labor diário que grande maioria da população mundial enfrenta. O principal questionamento do filme recai sobre a retroalimentação do sistema através do trabalho, motor impulsionador da economia que todos os países almejam crescer, crescer e crescer. 

O vídeo de pouco menos de 7 minutos retrata humanos desempenhando funções e mimetizando a forma dos objetos, entrando na gênese do capitalismo cognitivo e trabalho imaterial. É mostrado o dia de trabalho de um personagem, desde o momento em que desperta seus olhos às 7:15h da manhã até a realização de seu trabalho. Não se trata de uma passagem animadora, o personagem interage com pessoas/objetos que, tal como ele, só querem se livrar dos a fazeres do dia e retornar à sua casa. O vídeo deflagra o quanto somos interdependentes de nós mesmos e do sistema.

Vemos cada vez mais pessoas contrárias ao modo de viver comum buscando de fato a felicidade e não somente uma 'carreira' ou um estilo de vida 'confortável porém sacrificante', eis uma obra que traz à luz mais questionamentos. Assista e lembre de nos contar suas indagações a respeito.


Um abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!