Desafio Criativo: Shutterstock Divulga Terceiro Infográfico de Tendências Globais de Design 2014
banner

Shutterstock Divulga Terceiro Infográfico de Tendências Globais de Design 2014



Levantamento da empresa revela que padrão geométrico é tendência no Brasil e que a Copa do Mundo trará novas oportunidades para imagens temáticas.

Estudos e pesquisas são sempre bem-vindos para entender melhor o nosso mundo - corporativo ou não - a nossa volta. E para nós, aficionados pelo trabalho resultado de uma boa formatação e design, não seria diferente em também enxergar conteúdo de maneira fácil e intuitiva através dos infográficos.

A Shutterstock, Inc., líder global no fornecimento de imagens digitais comerciais, publicou seu terceiro infográfico de tendências globais de design. Nesta edição de 2014, a Shutterstock utilizou dados de mais de 350 milhões de downloads de imagens para revelar as tendências visuais mais populares e emergentes em todo o mundo. Como líder em volume de downloads de imagens de estoque, a Shutterstock licencia três imagens por segundo de uma coleção de mais de 30 milhões de fotos, ilustrações, vetores e vídeos para empresas e comunicadores visuais.

Algumas das tendências descritas no infográfico incluem:

• Não existem dois países com tendências em comum. No Brasil, os padrões geométricos estão em alta. Já na China, vemos a influência das cores pastel, enquanto na Holanda texturas vibrantes são regra; paralelamente, temas originais continuam a surgir ao redor do mundo;

• Flat design minimalista veio para substituir de vez o skeuomorphism, estilo no qual o objeto virtual adquire a aparência, função e estrutura de um objeto real. Plano e funcional, o flat design é uma tendência ligada ao visual de softwares e aplicativos para celular. O download de elementos seguindo esta linha de design teve um aumento de 200% em relação ao ano anterior;

• O “estilo Instagram” foi o principal tema das imagens do ano. Com a popularidade das câmeras retrô e aplicativos móveis, a procura por imagens que usam filtro teve um aumento de 661% em 2013, sem sinais de queda;

• Os termos de pesquisa com maior crescimento incluem "Gatsby", "impressão 3D" e "BYOD" ("traga seu próprio dispositivo"), com aumento de 625%, 583% e 407%, respectivamente;

• Vídeo é um meio visual cada vez mais popular entre os storytellers; e o acesso a novas tecnologias de captura de imagens, como 4K, está crescendo. Os temas mais populares foram educação, renderização 3D, transporte e paisagens urbanas;

Segundo o VP de Conteúdo da Shutterstock, Scott Braut, a crescente demanda por imagens tem levado a novos e inovadores tipos de conteúdo. “Nossos dados revelam como fotógrafos, ilustradores, designers e cinegrafistas estão influenciando as tendências de design em uma escala local e global”, ressalta o executivo.

"Empresas e storytellers estão usando imagens para se comunicar das mais diversas maneiras e a partir de mais canais do que nunca. De padrões geométricos no Brasil a clássicos desconstruídos na França, a Shutterstock tem notado muito mais diversidade nas tendências visuais do que antes.", acrescentou o VP Global de Comunicações, Meagan Kirkpatrick.

Infográfico da Shutterstock: tendências globais de design 2014



Sobre a Shutterstock
A Shutterstock é líder global provedora de fotografias, vetores, ilustrações e vídeos de alta qualidade licenciados para empresas, agências de marketing e organizações de mídia em todo o mundo. 

A Shutterstock trabalha em estreita colaboração com a comunidade crescente de contribuintes como fotógrafos, cinegrafistas, ilustradores e designers a fim de angariar um mercado global de imagens livres de licença (royalty-free). A Shutterstock acrescenta a seu acervo dezenas de milhares de imagens livres de licença a cada semana, e com mais de 30 milhões de arquivos disponíveis atualmente, a companhia ultrapassou recentemente 350 milhões downloads de imagens. 

Com sede em Nova York, a Shutterstock também possui a Bigstock, uma agência de estoque voltada para opções de baixo custo, a Offset, uma coleção de imagens de alta-qualidade e agora a Skillfeed, uma empresa de aprendizagem online.

Para mais informações visite o site http://www.shutterstock.com/ e siga a empresa no Twitter e no Facebook.

Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!