Desafio Criativo: Fotografias em Longa Exposição Registram Atividade de Robôs-Aspiradores 'Roomba'
banner

Fotografias em Longa Exposição Registram Atividade de Robôs-Aspiradores 'Roomba'


Roomba é uma série de robôs aspiradores autônomos fabricados pela iRobot. Em um ambiente em condições normais, estas maravilhas tecnológicas aspiram todo o piso, evitando obstáculos em seu caminho. Eles funcionam através de algoritmos como espiral, cruzamento do ambiente, acompanhamento das paredes e modo randômico com mudança angular (após esbarrar em um objeto ou parede).

O design do produto foi baseado na filosofia de Rodney Brooks (Pesquisador do MIT e chefe do departamento de tecnologia da iRobot) que diz que "robôs devem ser como insetos, equipados com mecanismos simples, ajustados de acordo com o seu ambiente". Embora cumpram com o seu papel de forma eficaz, eles ainda levam muito mais tempo do que uma pessoa levaria para realizar a tarefa.

Como os Roombas são equipados com LEDs coloridos que indicam, por exemplo, a carga da bateria e pontos com sujeira, as luzes, combinadas com a programação randômica pela sala, instigaram fotógrafos a realizarem fotos de longa exposição, verdadeiras "pinturas com luzes" que são registros da atividade do robozinho. Alguns fotógrafos gostaram tanto da ideia que em algumas imagens foram utilizados mais de 1 Roomba com lâmpadas LED afixadas para gerar uma multitude de resultados. 

O resultado é alucinante e por isso fiz uma seleção bem legal para você apreciar também. Confira:































Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)


 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!