Desafio Criativo: Cientistas Japoneses Desenvolvem Robô Imbatível na Brincadeira Pedra-Papel-Tesoura
banner

Cientistas Japoneses Desenvolvem Robô Imbatível na Brincadeira Pedra-Papel-Tesoura



Em um incrível exemplo de sistema de cooperação homem-máquina, pesquisadores da Ishikawa Oku Laboratory, no Japão, desenvolveram um robô janken (pedra-papel-tesoura) com 100% de chances de acerto. Isso mesmo, incríveis 100% de chances de ganhar você em qualquer rodada desta brincadeira onde a mão do robô interpreta um dos três tipos, de modo a vencer o seu adversário humano.

O reconhecimento dos gestos é realizado em apenas 1 milissegundo, através de sua visão de alta velocidade, bem como a posição e a forma da mão humana. O ângulo da articulação do punho do robô é controlado com base na posição da mão humana, e sua visão aguçada o permite reconhecer cada um dos movimentos, baseados no formato da mão. Após 'prever' seu movimento, a mão robótica faz a jogada de modo a vencer qualquer uma de suas tentativas.

A tecnologia é um exemplo que mostra a possibilidade de cooperação dentro de alguns milissegundos. Ela pode ser aplicada no apoio de movimento de seres humanos, na interação entre humanos e robô, dentre outras, sem nenhum tipo de atraso.

Ficou curioso para ver o robô trapaceiro? Então dá só uma olhada:


Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!