Desafio Criativo: 'Destino', curta um curta da parceria Salvador Dali - Walt Disney
banner

'Destino', curta um curta da parceria Salvador Dali - Walt Disney



Imagina uma pessoa fã de carteirinha do pintor espanhol Salvador Dalí e suas provocativas, surrealistas e até pitorescas obras de arte, já tendo até visitado 3 museus ao redor do mundo para ver grande parte de sua coleção pública. Imaginou? Ok, primeiro passo feito.

Idealize agora você tendo essa admiração pelo trabalho deste mesmo pintor, sempre idealizando como seria ver essas obras de arte em movimento, quais seriam as transferências de cores e mutações entre formas de uma figura para outra, deixando um universo tão rico em detalhes ainda mais surreal?  Agora pense na reação em de repente receber um vídeo que conota toda esta expectativa de anos! Se você leitor conseguiu sentir um pouco que seja desta emoção nas palavras acima, conseguiu ter uma noção do meu entusiasmo em ver o vídeo e ao escrever este post!




A bem da verdade, o curta-metragem não é nada recente tanto se considerarmos seu ano de início quanto seu ano de conclusão, mas como concordo e muito com a frase “todo filme é novo, basta você não tê-lo visto”, logo é uma novidade para mim e aqui felizmente divido com vocês.

Cartaz do curta
Em 1945, 58 anos antes de sua conclusão final em 2003, a parceria Walt Disney e Salvador Dalí tomou forma e surgiu o projeto de fazer um curta-metragem onde seria possível ver a arte do genioso pintor sendo interpretada pela mágica cinematográfica da então chamada Walt Disney Company que, àquela época ainda experimentava seu trabalho em animações. Tudo parecia muito bem até que em 1946, oito meses após o primeiro rabisco na prancheta, as dificuldades financeiras da Disney ocasionadas pela recém terminada 2ª Guerra Mundial, impediram que o projeto seguisse adiante. O que restou foram apenas 17 segundos da animação compilada em uma fracassada tentativa de convencer Walt Disney a retomar o projeto.
                   
                            
                                    Primeiros rabiscos 
 Primeiros rabiscos 
Para nossa alegria, cinqüenta e três anos depois o Roy E. Disney, sobrinho de Walt, ao ser inspirado pelas lindas cenas de Fantasia 2000, filme do qual produzia na época, se motivou a finalizar a história contada por Destino, uma paixão de Cronos por uma mulher mortal, e decidiu retomar o projeto. Com esta autorização, o curta foi retomado e afortunadamente lançado em Junho de 2003.

E, graças ao Roy E. Disney e à tecnologia, com muita empolgação, lhes apresentam `Destino: 





PS: Se você curtiu esse estilo de animação, vale a pena dar uma conferida no filme ‘The Wall’ da banda inglesa Pink Floyd. Não entrarei em detalhes para dar sua devida importância em um post exclusivo sobre o assunto :), mas vale a conferida neste link.

Obrigado por estar aqui conosco, espero que tenha gostado do post! Para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!