Desafio Criativo: Obras da Artista Graziela Pinto Ganham Nova Amplitude e Harmoniosa Complexidade
banner

Obras da Artista Graziela Pinto Ganham Nova Amplitude e Harmoniosa Complexidade



Este é mais um trabalho que foi enviado como sugestão de pauta, desta vez pela nossa querida leitora Juliana Cunha, que enviou gentilmente para nós o material da artista plástica Graziela Pinto.

Graziela começou com um campo pictórico borbulhante, repleto de formas circulares sobrepostas em inúmeros tamanhos e cores, ou como descreve Michel Foucault: “tecnologias de si...são as práticas que permitem aos indivíduos efetuarem, sozinhos ou com a ajuda de outros, um certo número de operações sobre seus corpos e suas almas, seus pensamentos, suas condutas, seus modos de ser, de transformarem-se a fim de atender um certo estado de felicidade, de pureza, de sabedoria, de perfeição ao imortalidade”.



Elementos figurativos integram essa nova fase da artista. Delicadas construções ainda mais complexas unem pássaros, animais, flores, frutas e texturas que interagem com dezenas de bolas, sua marca registrada. Mergulhadas num contexto lúdico, somos convidados a entrar em seu universo paralelo e onírico.



Boa parte desse universo é reflexo da essência da artista, que recarrega as energias e alimenta a alma com meditação frequente. A obra de Graziela Pinto é orgânica e evolui com fluidez. Sua imaginação voa solta como bolhas de sabão e, agora, com novos elementos, conduz o nosso olhar para cada detalhe da tela numa interação mais figurativa e até purista.



Agora na nova fase, junto com o grafite e o estêncil, Grazi explora novas formas. Suas obras surgem cada vez maiores, algumas com até dois metros de largura, contudo, é impossível olhar para um único ponto diante dessa complexidade de detalhes trabalhados pela artista. Como já descreveu a PhD em Artes Interdisciplinares Kátia Canton: “No processo da pintura, Graziela alia sua vocação pela arte com um impulso sincero em direção ao crescimento espiritual”.



Com tantos detalhes compondo cada tela, é possível fragmentar uma pintura em inúmeros cenários e quando olhamos o todo, as partículas se reintegram.



O encanto é familiar da conhecida Série “Oras Bolas”, e também da série “Estamos Todos Juntos”, que se aproximam do efeito das moléculas na ciência quântica para promover uma conscientização e abordar questões da humanidade. Uma das últimas e mais recentes é vista na “Cuidado Frágil”, conjunto de obras que levanta a bandeira da sustentabilidade.



Engajada em projetos sociais, Graziela Pinto é uma das frentes do Bazar Design da Mata que acontece agora todo fim de ano. A artista abre portas de seu atelier para apresentar a brasilidade em peças do artesanato sustentável da Amazônia e Mata Atlântica, produzidas por tradicionais comunidades locais.



Toda a renda arrecadada segue para os locais que buscam alternativas econômicas sustentáveis para valorizar suas tradições culturais e favorecer o ecoturismo.



A artista plástica faz parte do coletivo do Ateliê Fidalga, onde participa de vários projetos. Já participou de exposições em Portugal, NY e constantemente em SP. Faz parte de coletâneas pessoais como do colecionador Gilberto Chateaubriand, Angela Gouvêa Vieira, do empresário Mariano Marcondes Ferraz e da estilista Cris Barros. Seu trabalho multimídia já rendeu exposição no Banco Santander, personalizou um MINI Cooper para o projeto MINI Night Art e preencheu o pavilhão da Bienal com o trabalho Travel Week.



Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!