Desafio Criativo: Clichê e Criatividade (paradoxo) Caminham Juntos!
banner

Clichê e Criatividade (paradoxo) Caminham Juntos!



Você pode gostar, você pode odiar, mas o fato é que o já coroa Almodóvar  é muito, muito criativo, à medida que o tempo passa a criatividade aumenta. É totalmente paradoxo afirmar isso, porém o diretor espanhol realmente mistura o que há de mais clichê com o que nunca foi visto. Muito difícil traçar uma sinopse deste filme sem contar algo... Pois a base da história já é novidade. Antonio Bandeiras faz um cientista para nenhum Frankenstein botar defeito. Em sua casa, uma mansão que lembra os castelos dos filmes da Hammer, ele faz experimentos em uma de suas pacientes. Esta fica trancada em um quarto e é registrada/vigiada o tempo todo por câmeras que se tornam os olhos de Banderas. Almodóvar ainda faz aquele típico filme de autor, se você passar o filme as duas da manha em um canal qualquer e perguntar qual é o diretor... De imediato, descobre-se que é Almodóvar: Sexualidade a flor da pele, cores vibrantes, aquela relação “edipiana” de mãe e filho. Cenas bregas e grotescas que nos filmes dele produzem todo sentido e criam reações diferentes na platéia, ouvi comentários como: “Que filme louco!!!  Que nojo!!!” além de gargalhadas e interjeições que manifestavam asco ou sei lá que outro sentimento. Na saída, vim conversando com amigos e, logo pensei, esses filmes do Almodóvar são difíceis de explicar e mesmo gostando dele, como gostei, sei que é difícil defendê-lo, pois a estética dos filmes de Almodóvar são do tipo ame ou odeie.


O cientista vivido por Banderas está em busca da pele perfeita para uma de suas pacientes, logo no início do filme — o belo corpo da mulher é exibido, e sua pele é tão forte que, inclusive, resiste a queimaduras, o que fará sentido ao longo do filme. O resto realmente não há como tecer comentários, pois, qualquer lapso, entrego o futuro da narrativa. Uma coisa que posso adiantar é que o filme provocará uma estranha impressão no universo masculino, a sensação que temos no início do filme é totalmente oposta da que temos no fim... Mais um filme que pode ser enquadrado na categoria EFEITO PÃO COM MACONHA. Mas, esse, para mim, é bom.

Confira nosso blog: http://desafiocriativo.blogspot.com.br/ e curta nossa página no facebook: www.facebook.com/dcriativo

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!