Desafio Criativo: Desafio Criativo 21212: veja como foi!
banner

Desafio Criativo 21212: veja como foi!

Caro amigo e leitor do Desafio Criativo. Foi neste sábado, dia 25 de agosto, que aconteceu o Desafio Criativo 21212, nosso primeiro grande Desafio em parceria com a 21212 Digital Accelerator.

No evento, designers enfrentaram o desafio de modelar negócios inovadores, buscando soluções criativas para a resolução de problemas baseados em cenários reais.


























Na abertura, Rodrigo Martins, designer da 21212, discursou sobre "Como o design pode fazer a diferença no sucesso de uma startup", tema que teve como objetivo mostrar aos participantes sobre a importância do designer como um componente de suma importância para que uma startup seja bem sucedida. A interface e a experiência do usuário na navegação são importantes, mas também é importante que o designer tenha visão de negócio, iniciativa, implemente soluções criativas e tenha conhecimento do mercado em que o produto/serviço irá atuar.

Logo após, Marcelo Sales, um dos co-fundadores da 21212, fez uma apresentação sobre o ecossistema empreendedor no Brasil, mostrando que o olhar do mundo também está nas startups brasileiras e que é necessário estar preparado para este momento único. Ou seja: para fazer parte deste momento, o empreendedor deve estar antenado com o que está acontecendo e não somente estar munido de boas ideias, mas tê-las estruturadas, pois nunca se sabe quando poderá encontrar um investidor em potencial.

Marcelo Sales



Marcus Ribeiro, da 21212, um dos mentores do Desafio Criativo 21212, fez uma breve explicação sobre a metodologia da 21212, além de introduzir aos participantes ao tema "Modelagem de Negócios (Business Model Generation - Canvas)", ferramenta essencial para qualquer empreendedor entender melhor o mercado de seu produto e identificar os gaps a serem preenchidos. Para quem não conhece o Canvas, vale a dica em acessá-lo no site http://www.businessmodelgeneration.com/

Marcus Ribeiro


Mas não basta apenas entender o mercado que seu produto atende se você não sabe como vendê-lo, não é mesmo? Para finalizar com chave de ouro a sequência de palestras, a designer da 21212 Ana Silveira, apresentou o tema "Como fazer seu 8 Minutes Pitch", que ensinava aos participantes como conduzir uma apresentação de forma direta e eficiente. Como ela bem lembrou, em muitos meetings de startups o tempo é limitado e existem muitos projetos para muitos investidores, e ter sua apresentação com todas as informações necessárias e na ponta da língua pode ser o que fará o investidor se interessar pelo seu projeto. De forma prática ela conseguiu direcionar os participantes que logo encarariam o maior desafio daquela tarde!

Ana Silveira
Os participantes desenvolveram soluções para os temas: sustentabilidade, construção civil, educação, tercerização. A turma foi dividida em grupos, que no período de 4h pesquisou o mercado, tirou dúvidas com os mentores da 21212 e preparou o material para apresentação dos projetos.

Os Participantes do Desafio Criativo 21212
A disputa foi acirrada, dando bastante trabalho para os jurados. Os projetos vencedores foram: "Os + Cabeçudos" e "inDica", pois além de terem executado a modelagem de negócios, souberam apresentar de maneira estruturada e completa a necessidade do mercado e sua solução e foram os grupos que apresentaram as soluções visuais mais elaboradas, alguns dos objetivos do Desafio.

Diego Alvarez, do Easyaula, orientando os participantes





Os felizardos que ganharam os sorteios dos livros "Vende-se design", do Bruno Porto e "Fator VDM" do Luís Marcelo Mendes.











Além dos livros, foi sorteado entre o grupo vencedor um cupom no valor de R$ 300 para usar em créditos no Easyaula, um dos parceiros no evento. O Easyaula é um portal de educação onde você encontra palestras, cursos e aulas oferecidas por pessoas inspiradoras da sua região. Vale a pena dar uma conferida clicando aqui.

Foi um evento incrível! Se você não participou desta vez, fique por dentro dos próximos Desafios.

Aproveite para seguir e curtir o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Temos ótimas doses de inspiração diária para você.

Um grande abraço e nos vemos no próximo post! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!