Desafio Criativo: Fotos HDR e o trabalho do mestre Dave Hill
banner

Fotos HDR e o trabalho do mestre Dave Hill



Fotografia sempre foi uma coisa me me chamou a atenção. A captura de um momento único que nunca mais irá se repetir exatamente da mesma forma é fascinante, não é mesmo?

Infelizmente, uma foto nunca faz justiça a uma paisagem que está à nossa frente, ela captura apenas uma fração de detalhes do que estamos realmente vendo. Isso porque felizmente o olho humano tem um alcance dinâmico incrível que nos permite ver ao mesmo tempo todos os detalhes de uma cena, já nossas câmeras não.

Por exemplo, se quisermos tirar uma foto de um pôr-do-sol lindo e alaranjado diante de nossos olhos, precisamos configurar a câmera para aquela determinada intensidade de luz, e consequentemente iremos omitir outros detalhes da cena, e vice-e-versa. A imagem abaixo exemplifica bem o que quero dizer:



Felizmente para nós, a tecnologia hoje nos permite unir os detalhes de fotos com exposições diferentes em uma só, de maneira que todos os detalhes sejam mostrados, independente de sua intensidade de luz. Esta técnica se chama HDR (High Dinamic Range), que em português pode ser traduzido como Alto Alcance Dinâmico. O resultado da utilização dessa técnica possibilita um resultado muito mais fiel ao que nossos olhos estão vendo. Veja como fica a paisagem acima utilizando a técnica HDR:



Incrível, não? Apesar do magnífico resultado, a utilização desta técnica é razoavelmente simples. Ela consiste em unir inúmeras fotos da mesma coisa com exposições diferentes em uma única imagem. Não vou entrar em detalhes pois existem inúmeros tutoriais disponíveis na internet para lhe ensinar a usar esta técnica, eu recomendo este pois está muito bem explicado.

Agora que você já sabe o que são fotos HDR você está preparado para conferir o trabalho de uma celebridade no assunto: Dave Hill

Natural de San Diego, foi em Los Angeles que conquistou sua fama. Com criações elaboradas e criativas seu peculiar estilo de edição é seu grande diferencial. Apesar de já ter realizado grandes produções comerciais, ele não abandonou os projetos mais simples. Ele gosta de de fotografar em P&B e segundo ele tais limitações são liberadoras. Conforme seu trabalho evolui, ele quer contar histórias, não somente com fotografia, com filmes também. Ele ama o seu trabalho, ele e o mundo. =)

Recentemente ele teve a oportunidade de colocar movimento em sua imagem para um anúncio do Fiat Abarth, o resultado ficou espetacular!

É com um enorme prazer que mostro o trabalho de Dave Hill:























































































































































Não tem como não gostar, né? Abaixo segue um "Making of" da imagem em movimento feita para a Fiat.



Não deixe de conferir o site do autor, tem muito conteúdo lá como vídeos, mais imagens e até um blog próprio! Não deixe também de nos acompanhar no Twitter e Facebook. Até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!