Desafio Criativo: Retro Moda Retrô
banner

Retro Moda Retrô


















Você provavelmente já ouviu o ditado "a história se repete". Tudo - ou quase tudo - em nossas vidas é cíclico. Desde o nosso planeta que leva 24h para completar sua órbita em torno do Sol até a rotina de acordar 5 vezes na semana para trabalhar, e ao retornar para casa, jantar e dormir para no dia seguinte trabalhar novamente (e ficar feliz da vida às sextas por ser sexta-feira e aos sábados por não trabalhar, mas já no domingo lamentar um novo início de semana rs), temos padrões, ciclos ou hábitos que se repetem e repetem novamente. Com o design de produtos não é diferente, afinal de contas a Economia é igualmente cíclica.

Seja por motivos mercadológicos de repetir o sucesso de um determinado produto; reativar um saudosismo de determinada época; comemorar décadas de lançamento ou até mesmo camuflar uma possível falta de criatividade ou preparo de um novo produto ao mercado, há muitos produtos hoje em dia seguindo a linhagem de estilo retrô. 

O termo “retrô” retrata bem este contexto: segundo o dicionário Michaelis, o termo deriva do latim e significa “no tempo passado”, e vejo na moda o exemplo perfeito para ilustrar esse estilo: estilistas sempre retornam a referências (passadas, obviamente) como inspiração para a coleção atual.

Não foi só a moda que embarcou nessa onda retrô. São inúmeros produtos nas mais diversas indústrias que hoje vendem imagem de ontem, sendo muitas vezes disponibilizados no mercado como algo único, posicionados como edição de colecionador ou limitada. O carro PT Cruiser, por exemplo, foi lançado ao mercado em 2001, ou seja, está há 12 anos no mercado, e chega a ser engraçado, mas justamente por seu estilo retrô permite ser atual e com design competitivo no mercado. Veja se concorda comigo:



Aliás, parece que a Chrysler embalou no estilo retrô até metade da década passada. Em 2005 ela lançou o C300, outro carro altamente tecnológico, mas com estilo referenciando carros americanos dos anos 50 e 60:



Outras montadoras levaram esta linha de design adiante, e destes abaixo, vemos hoje nas ruas brasileiras o Cinquecento representando a Fiat: 







Como disse, conseguimos identificar nos mais distintos mercados. Vemos desde arte, passando por vestuário, cortes de cabelo, logotipos, publicidade, artigos de decoração, bicicletas, inúmeras outras aplicações chegando até à alta tecnologia, estando presentes também em produtos eletrônicos. O mais engraçado em ver este tipo de produto é tentar adivinhar quais produtos atuais poderão vir a ter suas versões em linha retrô daqui a algum tempo. Algum palpite?






























Gostou do post e quer mais inspirações e coisas legais sobre o universo do design e criatividade? Venha curtir nossa Fan Page e aproveite para seguir o @dcriativo no Twitter! Até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!