Desafio Criativo: Projeções Mapeadas
banner

Projeções Mapeadas


















Olá Criativos! O assunto deste post é no mínimo fascinante, hoje vou falar sobre projeções em 3D! Se vocês não sabem do que se trata vejam este vídeo:



Impressionante, não? Também conhecida no Brasil como Projeção Mapeada, ou em inglês 3d projection mapping, foi inicialmente testada em laboratório em 2007 e rapidamente evoluiu a ponto de incorporada em campanhas publicitárias. Hoje em dia, arrisco dizer, é uma midia viral, pois quem presencia um espetáculo como esse certamente irá compartilhar com os amigos. Dê uma olhada em seus testes iniciais em 2007 no vídeo abaixo:


Já em 2008, essa tecnologia podia ser inserida em eventos musicais e nestes vídeos podemos ver um guia de como utilizar ferramentas de mapeamento como o Modul8 e uma aplicação em um show em Londres:




Em 2009 as projeções já eram feitas em fachadas e foi incluso no mapeamento as sombras (shadow mapping) o que trouxe muito mais profundidade e realismo para as projeções, como podemos ver neste exemplo da NuFormer:


Um dos primeiros usos comerciais dessa tecnologia foi feito para a Samsung em 2010 na fachada do edifício Beurs van Berlage em Amsterdã. As sombras combinadas com a topografia do prédio causam um efeito impressionante, vejam:


As projeções mapeadas em 3d estão evoluindo rapidamente e muitas coisas impressionantes ainda estão por vir. Nos resta abrir os olhos para não perder tudo que rola ao redor do mundo. Para ajudar, vou deixar mais alguns para diversão de todos, aproveitem!














Espero que tenham gostado, existem muitos outros vídeos legais de projeções mapeadas por aí, se vocês gostaram, façam uma busca e divirtam-se. Fiquem ligados em nossa Fan Page e no nosso Twitter para mais novidades! Compartilho com todos um abraço de nosso Cristo Redentor! Até a próxima.

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!