Desafio Criativo: Tutorial .:. Aprenda a fazer fotos com múltiplas exposições
banner

Tutorial .:. Aprenda a fazer fotos com múltiplas exposições


Hoje vou mostrar um tutorial bem legal feito pela fotógrafa Sara K Byrne e seu marido Dylan, que vai te ensinar uma técnica muito legal que resulta em fotografias que parecem ter sido editadas por alguma ferramenta de pós produção. Estou falando da técnica de múltiplas exposições.


As câmeras modernas possuem muitas funções extras que ficam esquecidas por estarem escondidas em menus. Após alguns meses de ter comprado uma 5D Mark III, ela e seu marido Dylan descobriram que ela possuía uma função que possibilitava fazer fotos com dupla exposição diretamente na câmera. Eles começaram imediatamente a fazer experiências para dominar melhor a técnica. Foi em uma sessão de fotos para um casamento que ela aplicou profissionalmente a técnica pela primeira vez, e assim que ela postou o resultado, começou a receber mensagens perguntando como ela tinha feito aquilo. Foi por isso que esse tutorial nasceu.

Mas o que são fotos de múltipla exposição? Essa técnica teve início em fotografias com filme, onde você expunha o mesmo frame do filme à luz duas ou mais vezes. Os filmes tem um limite de luz que podem armazenar e as áreas escuras do primeiro click serão mais receptivas à luz dos próximos cliques. Uma dica é ajustar a exposição para menos, uma vez que vai expor o filme (ou sensor, no caso das câmeras digitais) mais de uma vez a captação da luz.

Essas são algumas das câmeras digitais relacionadas pela fotógrafa que possuem essa função: 5D Mark III, EOS-1D X, EOS 6D, a maioria das Nikon DSLRs, Fujifilm X PRO, Fujifilm X100S, Olympus OM-D E-M5, entre outras.

Aqui vão algumas dicas para a 5DIII:

Live View: Essa função facilita bastante a composição da fotografia, uma vez que permite que você veja a imagem base sobreposta antes do próximo clique. Dessa forma você não depende apenas de sua memória.

Escolha a sua imagem base: Você não precisa tirar fotos consecutivas. A Canon te permite selecionar uma imagem do cartão para ser a imagem base (desde que esteja sem edição, em RAW e tiradas pelo mesmo modelo de equipamento), portanto, se você não tiver muito tempo com o modelo, você pode apenas tirar várias fotos de sua silhueta e utiliza-las depois para a segunda exposição.

Essa câmera possibilita o salvamento de todas as imagens separadamente, o que te possibilita voltar e olhar para as suas configurações para descobrir o que está funcionando melhor para você, e ter mais imagens para mais tentativas.

Aqui vão rápidas explicações das opções do menu relacionadas a essa técnica, maiores detalhes poderão ser vistos no vídeo ao final do post, onde a autora mostra e explica as funções diretamente na câmera:

Func/Ctrl - Use na maioria dos casos, possibilita que você selecione sua imagem base antes de fotografar.

ContShtng - Use para fotografar esportes. Alguém correndo ou fazendo uma manobra ou pulo.

Multi-Exposure Ctrl (Como/O que é composto);

Additive: O que a autora usa. É similar a forma como o filme grava luz. Normalmente é necessário compensar a exposição para menos.

Average: Para compensar a luz e a deixa na média. Use se você está tirando fotos amplas de coisas em movimento como um carro ou pessoa correndo.

Bright: Feito para a noite. Apenas os pontos brilhantes das imagens serão compostos.

Dark: As partes escuras das imagens serão combinadas e as brilhantes são suprimidas.

Você pode fazer isso com qualquer tipo de imagem que quiser, não existem regras no que você deve fazer. Entretanto, silhuetas são perfeitas para se começar. Você pode estourar o céu atras do modelo, e na segunda imagem irá preencher somente a área escura da primeira. Normalmente você precisará fotografar de uma baixa perspectiva para alcançar esse resultado.

Se você quiser manter a textura facial do modelo, você pode posicioná-lo diretamente de frente para a luz e subexpor a textura da pele. Dessa forma a parte de traz escurecerá mas o rosto ainda terá a textura da pele. Para a segunda fotografia, certifique-se de posicionar a parte do rosto na área escura do segundo clique para não interferir e estourar o rosto da primeira foto e perder a textura desejada.

Você pode usar qualquer coisa para a segunda fotografia, a autora gosta muito de usar a natureza, coisas como árvores e flores. Veja o céu como seu amigo, use-o a seu favor tanto nas imagens base quanto nas que a comporão.

Veja agora do que essa técnica é capaz e não deixe de assistir o vídeo saber mais detalhes sobre essa interessante técnica.










Se quiser saber mais do trabalho da fotógrafa, você pode visitar sua página oficial.

Não deixe de assinar o nosso Feed RSS e conferir os nossos canais no Twitter e Facebook para muito mais inspiração, criatividade e design! Um grande abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!