Desafio Criativo: As fotografias que inspiraram a pintura de Norman Rockwell
banner

As fotografias que inspiraram a pintura de Norman Rockwell



Conheço o trabalho de Norman Rockwell desde minha infância, quando incansavelmente lia e relia, ou melhor, via e revia suas imagens nos livros que existem até hoje na casa de meus pais.

Dono de um traço característico que proporciona expressões hiper realistas, Rockwell é um dos artistas norte-americanos mais conhecidos em todo o mundo. Nasceu no ano de 1894 e faleceu aos 84 anos de idade, em 1978. Foi sua timidez de infância que instintivamente o incentivou a desenhar, uma vez que passou a observar as cenas cotidianas ao seu redor e colocou no papel tudo que gostaria de falar para o mundo.

Amava o que fazia, criou mais de 4 mil pinturas. Antes de criar cada obra de arte, Rockwell comumente contratava um fotógrafo para, a partir da foto tirada, sua obra de arte começasse a tomar vida. Nestas etapas, o pintor e ilustrador montava o cenário e dizia aos modelos como exatamente gostaria que posasse. Tudo era milimetricamente pensado, já antevendo o labor braçal que estava por vir após a revelação de cada foto.

Seguramente, o legado de seu trabalho não se resume apenas ao método utilizado e seus traços de qualidade, e sim a retratação do cotidiano norte-americano durante todo o século XX, fazendo com que seu trabalho seja um auto-retrato daquele país por quase 100 anos.

Hoje apresento a vocês algumas das fotos que o inspirou a criar algumas das ilustrações mais famosas de sua carreira:













Caso queira se aprofundar na vida e no trabalho de Norman Rockwell, acesse o site de seu museucertamente uma - se não a maior - fonte completa deste maravilhoso artista.

Um abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!