Desafio Criativo: O humor em desconstruir obras de arte famosas
banner

O humor em desconstruir obras de arte famosas



O comediante e artista experimental suiço Ursus Wehrli, nos mostra como a arte moderna deve realmente se parecer. Em sua série 'Tidying Up Art', o artista desconstrói pinturas famosas, acumulando os seus elementos por tamanho, cor ou forma, ou de outra maneira, organizando o que ele considera como bagunça da arte moderna, presente nas pinturas por ele editadas.

Wehrli veementemente tenta nos convencer de que seu - peculiar - retrabalho em reordenar pinturas já consagradas no universo artístico estão de fato provocando artistas famosos como Picasso ou Miro a mudança em seus quadros, que estes já deveriam ter pensado antes de dar cada arte como finalizada.

Longe de se julgar melhor do que os artistas presentes nas artes manipuladas, Wehrli, de maneira inegavelmente magistral, moveu seu desejo peculiar para arrumação e organização em uma nova forma de arte experimental.


Em 2006 o artista realizou uma apresentação na famosa conferência TEDx. Assista o vídeo abaixo para entender sobre sua motivação e abordagem para reestruturar tão famosas pinturas. Em seguida, mostramos algumas de suas desconstruções.

E, agora, as imagens:

'Azul Celeste' (1940), Wassily Kandinsky


'O Ouro do Firmamento'(1967), Joan Miró



'Os Girassóis' (1888), Vincent van Gogh



'A Luta entre o Carnaval e a Quaresma' (1559), Pieter Bruegel



'Golconda' (1953), René Magritte



'O Quarto em Arles' (1888), Vincent van Gogh



'Nu Feminino Reclinado' (1914), Egon Schiele



'A Poltrona Vermelha' (1931), Pablo Picasso



'As Modelos' (1888), Georges Seurat [técnica de Pontilhismo]



'Farbtafel' (1930), Paul Klee

Curtiu o  trabalho do artista? Se você reparou no vídeo, ele possui um livro com todas as desconstruções feitas. Se quiser comprá-lo, o encontra por 67,56 dólares (sem contabilizar custo de envio) na Amazon. Acesse este link para visualizá-lo lá.

Um abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!