Desafio Criativo: Quando a correria do dia a dia se traduz em uma bela trilha sonora. Conheça o projeto que promete revolucionar o metrô de Nova York.
banner

Quando a correria do dia a dia se traduz em uma bela trilha sonora. Conheça o projeto que promete revolucionar o metrô de Nova York.



Não importa de qual metrópole, quem utiliza o metrô compreende o significado do som das catracas girando interruptivamente. Com a alta quantidade de usuários, seus corredores subterrâneos pulsam pelos sons da correria de uma cidade que urge seu desenvolvimento econômico, que doa seu máximo a cada dia. Como diz o ditado, "não existe almoço grátis", portanto nada de sentar na poltrona e mãos à obra!

Um projeto de grande originalidade foi proposto pelo produtor James Murphy (foto abaixo) ao prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e à MTA, empresa concessionária do metrô nova-iorquino. A iniciativa consiste em implantar em nada mais nada menos todas as 3.289 catracas existentes nas linhas de metrô da cidade uma tecnologia onde a cada girada na catraca, uma nota musical é tocada, que se tornará uma trilha sonora à medida que mais passageiros adentrem às linhas do metrô.



Não por acaso a ideia para este projeto surgiu quando a extinta banda nova-iorquina LCD Soundsystem ainda encontrava-se em atividade. Murphy foi produtor desta banda e declarou que vem amadurecendo esta ideia há 15 anos, apesar de ter trazido a conhecimento público somente há 4. O objetivo principal, segundo seu idealizador, é que cada estação tenha característica própria, com som ambiente específico e até as notas musicais seriam diferentes, aumentando a experiência do lugar.

Existe por trás de toda essa ideia a maneira lúdica em mostrar que de onde menos esperamos, encontramos arte e, claro, a imensa ajuda que este projeto dará aos deficientes visuais. Resta saber se o prefeito da cidade e a MTA aprovará este projeto que possui orçamento de $ 900.000,00 dólares. Em resposta à proposta, a concessionária elogiou o projeto, porém já mencionou um possível entrave para sua viabilização, não somente pelo valor do investimento, mas pela operacionalidade do projeto. Afinal de contas, não é possível "dar um pause" na vida corrida do maior centro financeiro do mundo para instalar dispositivos que, segundo o órgão, é "apenas arte".

Assista ao vídeo abaixo e confira como poderiam - ou poderão - ficar uma das estações:


Curtiu a ideia? Compartilhe conosco sua opinião!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!