35 anos, 100.000 palitos de dente e UM homem.
Há! Se você pensou que 35 anos é a idade do 'homem', está enganado! A história é a seguinte: Scott Weaver, o 'homem' em questão, há 35 anos atrás iniciou este trabalho chamado "Rolling through the Bay". Trata-se de uma escultura cinética bastante complexa em que o autor dá continuidade ao processo de expansão dia após dia.
A escultura em questão é composta de diversos passeios que direcionam bolinhas de pingue-pongue através de bairros, locais históricos e símbolos emblemáticos de São Francisco, que foram recriados utilizando cola, palitos de dente, e, obviamente, uma inesgotável porção de criatividade (e principalmente paciência, rs).
O autor afirma no vídeo que existem diversas esculturas de palito ainda maiores que a sua, mas que nenhuma delas têm os componentes cinéticos exclusivos que ele construiu. Em seu website, Scott estima que gastou mais de 3.000 horas no projeto e que os palitos vieram de todas as partes do mundo.
"Eu usei diferentes marcas de palitos, de acordo com o que eu estou construindo. Eu também tenho muitos amigos e familiares que trazem palitos de suas viagens para mim. Por exemplo: algumas das árvores no "Golden Gate Park" são feitas de palitos do Quênia, Marrocos, Espanha, Alemanha Ocidental e Itália. O coração dentro do "Palace of Fine Arts" é feito de palitos que foram jogados em nosso casamento."
Será que deu muito trabalho? :) Caso queira ver de perto a criação de Scott Weaver, ela estará em exibição até setembro de 2012 no American Visionary Art Museum.
Um abraço e até o próximo post.