Desafio Criativo: A fantástica e inteligente estrada do futuro já é uma realidade na Holanda
banner

A fantástica e inteligente estrada do futuro já é uma realidade na Holanda



Recentemente, um trecho de 500m de uma rodovia localizada na Holanda foi projetado para substituir a antiquada e dispendiosa iluminação pública por um sistema totalmente novo de pavimentação que brilha no escuro. Se assemelhando a uma realidade antes vista apenas nos videogames ou nos filmes de ficção científica, como o Tron, por exemplo, o trecho altamente futurista da estrada agora conta com uma tinta fotoluminescente - alimentada durante o dia, através da luz solar - incorporada na pintura da pavimentação. 



Embora seja apenas um teste, o Studio Roosegaarde, que criou este conceito, faz planos para utilizar estacionamentos para realizar novos testes em novas versões do produto.

Esta nova tecnologia também faz par com a arte. Digamos que a temperatura está fria ao extremo e próxima de nevar. Sinais de flocos de neve gigantes surgem na pista para alertar os motoristas sobre as condições de tráfego naquele trecho. 



Há também planos para incorporar lâmpadas inteligentes alimentadas pelo vento, que acendem apenas quando veículos estão próximos...









...e até mesmo uma faixa especial que carrega a bateria de carros elétricos enquanto trafegam nela. 



Mesmo que ainda leve algum tempo para se implementada integralmente, no momento presente esta tecnologia precisa ser avaliada e aprovada em testes que estão em conformidade com os padrões de segurança e durabilidade do governo. No entanto, ela literalmente pavimenta caminhos para a próxima geração de rodovias. O objetivo do Designer Daan Roosegaarde e a empresa Heijmans Infrastructure é fazer com que as estradas sejam mais sustentáveis e interativas, usando iluminação, energia e sinalização que se adaptam automaticamente à situação do tráfego.

Confira:






Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!