Desafio Criativo: Informativo Inspirador .:. Regulamentação do Designer
banner

Informativo Inspirador .:. Regulamentação do Designer

| Por Priscila Souza - Design Inspirador

Há mais de 30 anos é visada a regulamentação da profissão do designer a qual, infelizmente, está progredindo a passos lentos.
Mas, depois de várias batalhas e “quase conquistas”, essa luta pode estar chegando ao fim! É com esse objetivo que está havendo a divulgação de um abaixo assinado que visa a regulamentação dessa profissão tão complicada de explicar para nossos pais e avós.

Dentre os benefícios abordados pelo projeto de lei estão: a possibilidade de participar de licitações promovidas pelo poder público, reconhecimento da profissão, definição do piso salarial, proteção por meio de sindicatos, dentre outros.

Como em vários outros assuntos, há um intenso debate entre designers a favor e contra a lei que regulamenta a profissão, sendo a ‘reserva de mercado’ um dos principais pontos apresentados por quem é contrário ao projeto.

É sempre bom lembrar que cabe a cada um de nós avaliarmos atentamente seus benefícios para nós, profissionais, bem como para nossos clientes e para a sociedade, de maneira a fazer uma escolha consciente.

Para quem já se decidiu a favor do Projeto de Lei 1391/2011, há também uma movimentação que pretende se utilizar de manifestações de rua para chamar atenção para essa questão. Os interessados em participar podem se informar melhor na página do movimento #VemPraRuaDesigner.

#VemPraRuaDesigner

Abaixo um infográfico com o caminho percorrido, desde 1980 até hoje, para que sejamos reconhecidos:



Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!