Desafio Criativo: O Abraço de Gratidão da Chimpanzé Wounda
banner

O Abraço de Gratidão da Chimpanzé Wounda




É no norte da República do Congo onde vive metade dos chimpanzés existentes em toda a África. Para manter esse número crescendo - ou ao menos estabilizado - milhares de ONGs atuam neste país com o intuito de protegê-los de caçadores, que utilizam sua carne para consumo próprio.

Muitos casos de insucessos são identificados quando bebês chimpanzés órfãos são encontrados na mata fechada da selva, comumente perto de ossadas amontoadas de chimpanzés adultos. É triste, mas nessas horas é vantagem ser bebê por não possuir carne suficiente para servir de banquete.

Há, felizmente, casos exitosos. Muitas vezes tais malfeitores são pegos em flagrante e presos de imediato, pois, claro, as leis locais não toleram tamanho horror. E, assim, os sobreviventes conseguem vencer esta luta e seguir com suas vidas selvagens.

Em um desses finais felizes, encontramos a história de Wounda. Wounda se tornou órfã depois de um ataque mortal à sua mãe. Sem ela para lhe cuidar, sua sobrevivência estaria em risco por conta deste terreno hostil. Por sorte, o Instituto Jane Goodall a encontrou, ainda que em estado crítico de saúde.

Depois de sua recuperação sob os cuidados do Instituto, Wounda foi cuidadosamente deixada em seu habitat natural, com a liberdade que a selva congolense pode lhe proporcionar.

Este vídeo abaixo mostra este exato momento. O afetuoso gesto de despedida, unido a um certo comportamento reticente antes de despedir-se definitivamente dos que lhe fizeram voltar a viver por completo se assemelha ao de uma pessoa agradecida e até certo ponto triste, mostrando que ela de fato sabe o significado deste momento.

Tanto Jane quanto a veterinária Rebeca Atencia seguem Wounda durante um breve momento para garantir sua adequada adaptação a sua nova casa. Wounda é a 15ª chimpanzé liberada das 160 resgatadas (todas órfãs) no Centro de Reabilitação de Chimpanzés de Tchimponga, dirigida por Rebeca neste mesmo país

Neste momento todos, Wounda, as veterinárias e equipe se emocionaram com a certeza de que, mais uma vez, o Amor venceu. Acompanhe abaixo:


Espero que tenha se emocionado assim como eu. Com tantas notícias ruins sendo comercializadas no dia a dia não chegamos a esquecer que existam momentos bons, todavia eles ficam guardados escondidos em nossas lembranças. E é extremamente importante tê-los frescos em nossa memória para cada vez mais acreditarmos no bem.

Obrigado por estar conosco e sigamos cuidando de todos, indistintamente!

Um abraço e até a próxima!



 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!