Desafio Criativo: Conheça o Fotoplayer, Instrumento Musical das Antigas Usado Para Sonorizar Filmes Mudos e Desenhos
banner

Conheça o Fotoplayer, Instrumento Musical das Antigas Usado Para Sonorizar Filmes Mudos e Desenhos



Sempre me perguntei como eram compostas as músicas dos desenhos que assistia quando criança. Minha resposta veio após décadas, quando me deparei, por acaso, com um vídeo no Youtube sobre um instrumento chamado fotoplayer. Trata-se de uma orquestra mecânica automatizada que era utilizada pelo cinema de forma a reproduzir uma trilha sonora para acompanhar os filmes mudos.

Esta engenhosa maravilha mecânica funcionava com um piano e percussão como instrumentos centrais, e algumas outras maquinas foram agregadas, tais como órgãos e outros métodos para que efeitos sonoros sejam reproduzidos manualmente. Tal como um piano, as músicas eram tocadas automaticamente lendo rolos de papel com perfurações, que era como as teclas eram automatizadas naquela época. Além disso, alguns efeitos comuns também faziam parte do conjunto musical: sons de tiros, sinos e baterias, que eram acionados através de cordas chamadas cow-tails (rabos-de-vaca). Outros fotoplayers mais avançados contavam com sons elétricos como sirenes, buzinas e outras engenhocas. Um experiente tocador de fotoplayer tinha como ritual carregar o rolo de papel, iniciar a máquina e adicionar os efeitos extras acionando as cow-tails.

Uma loucura, não é mesmo? Pra mim é bem fácil afirmar que este é o avô do sintetizador que temos hoje. Totalmente mecânico, ele sem dúvidas é bastante avançado para a época. Confira:

Confira:



Muito obrigado pela sua leitura! Para ficar ligadão em tudo que acontece no Desafio Criativo, assine nosso Feed-RSS e receba as últimas postagens diretamente em seu e-mail, ou então, curta e siga-nos no Facebook / Twitter. Até breve! ;)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!