Desafio Criativo: Cidadania Com Criatividade em Cali, Colômbia
banner

Cidadania Com Criatividade em Cali, Colômbia


Pouca gente sabe, mas as cores que enaltecem a paisagem da estrada que liga a cidade de Cali à cidade litorânea Buenaventura guardam muito mais histórias de sorrisos do que se pode imaginar.

Com seus 3 milhões de habitantes, a terceira maior cidade colombiana não difere dos padrões latinos para cidades deste tamanho, possuindo em determinados locais bons níveis de IDH (índice de desenvolvimento humano), evidenciando a volta por cima deste belíssimo país e de pessoas de bem sobre as décadas tomadas pelo narcotráfico. No entanto, sua distribuição de renda permanece concentrada em uma pequena parte da população e com certa facilidade é possível encontrar pulverizada em sua área geográfica as invasiones, ou invasões, como eles denominam suas favelas.

Morando há 6 meses em Cali e me tornando cada vez mais fã deste país e seu povo, já tive oportunidade de vivenciar experiências únicas em minha vida, mas a do último fim de semana, por sua simplicidade e sorrisos encadeados, foi a que mais me marcou até o momento.

Entre Cali e Buenaventura, a estrada Via al Mar faz jus ao título de ser considerada tipicamente colombiana. Com suas sinuosas curvas e subida até as nuvens, corta a cordilheira Ocidental e liga a Capital da Salsa ao litoral Pacífico, que pode não possuir a fama de praias caribenhas e celebração de festas, como Cartagena e San Andres, mas evidencia rica biodiversidade e praias virgens que proporcionam encontros com baleias, que escolheram essas águas para se acasalar em cada início de segundo semestre.





E é nesse trecho desta viagem que pintei não o sete, e sim as casas da Comuna 1 de Cali. O Terrón Colorado é um bairro a oeste da cidade do estado de Valle del Cauca à beira de estrada que chama atenção por sua quantidade de casas “auto-construídas”, emaranhadas vertical e horizontalmente e de economia pouco desenvolvida; estima-se que 55% de sua população pertença à classe D- e 45% à classe D. Com o intuito de converter a paisagem e vida das milhares de pessoas que ali moram, surgiu o Projeto Terrón Coloreado, iniciativa idealizada por Sandra Freye.


Sua essência consiste em utilizar um elemento de baixo custo e fácil manuseio como tintas para pintar as casas e muros deste bairro, de modo que a experiência funcione não somente por seu componente estético, mas principalmente como agente reciclador da sua vida sociocultural e a identificação de seus moradores com seu entorno. “Coloreado” em espanhol significa colorido, unindo ainda mais a causa do projeto com o nome do bairro beneficiado.



Na prática todo o processo foi fácil e organizado. A organização do projeto disponibiliza as cores para pintar cada casa e os voluntários são separados em grupos, cada um responsável por uma casa. A única regra é que só pode sair do local depois de pintar toda a casa de que se é responsável.

Não me surpreendo em saber que o projeto tem crescido exponencialmente, em especial nas duas últimas edições, que em média ocorrem a cada trimestre. Ontem, por exemplo, a organização do projeto pode contar com 600 voluntários cheios de energia para colorir a vida desses moradores. E orgulhosamente fui um destes!




Espero que as fotos deste momento mágico tenham contagiado você proporcionando ao mesmo tempo diversão e inspiração para a prática do bem, ajudando pessoas que necessitam. A companhia destas pessoas e seus sorrisos de retribuição pagam qualquer empenho.



Obrigado por estar conosco, espero que tenha gostado do post! Para ficar atualizado em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles também vão gostar!


Até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!