Desafio Criativo: Conheça O Projeto 'Dear Photography'
banner

Conheça O Projeto 'Dear Photography'


Criada há quase 200 anos, a fotografia está presente no dia a dia de bilhões de pessoas. Há quem diga que não é mais a mesma, que está vulgarizada; há quem fuja de digitais e fotografe somente com filme, há fotografias profissionais, jornalísticas, artesanais, assim como outras bizarras e nada felizes... variações e propósitos tem de sobra, mas uma coisa em comum todas tem: a aspiração do ser humano em registrar um momento.

Hoje com as máquinas digitais o suspense de saber se o filme queimou ou se você piscou o olho na melhor foto não existe mais (muita gente nem sabe o que estou falando. Ai, estou ficando velho! rs). Se a foto ficou ruim é simples, apague e tire outra (ou outra, ou outra, ou outra... como vemos muito por aí). Felizmente o que mais gosto em tirar fotos ainda permanece, que é o sentimento de surpresa proporcionado em ver as mudanças em uma foto tirada há anos. E, claro, a recordação daquele momento único, registrado à posteridade.

Costumo pensar que o que nos faz feliz é a quantidade de momentos felizes que temos; e nossa memória ocupa um papel importante neste “pensar”. É ela quem vai influenciar nosso humor ao lembrar do ocorrido ontem, nossas perdas e conquistas, o vestido de noiva em seu casamento, o dia mais feliz da sua vida há 15 anos atrás. Devido ao tempo passado e ao dia a dia corrido com inúmeras obrigações, pressão de estudo e trabalho, confiamos à nossa fiel câmera – ou celular – este labor de nos recordar dos momentos que fazemos questão de não esquecer. 

E pensando em recordar momentos bons, nostalgia e visualizar as mudanças que o tempo proporciona, foi criado o projeto ‘Dear Photograph’, ‘Querida Fotografia’ em português. A ideia do autor Taylor Jones é interessante e muitas vezes emociona. Lembra daquela foto que você tirou no quintal da sua casa quando era pequeno? Pegue essa foto revelada e a coloque no cenário exato em que foi tirada e tire uma nova foto! Assim uma “montagem” será feita com a foto antiga e a nova foto recém tirada, exaltando o que mudou nesse cenário e unindo, em um único registro, passado e presente, iluminando o que passou à luz de hoje. 

Seguem algumas fotos para que veja como é. No site, além das fotos, há um pequeno resumo explicando o contexto de cada foto, o que a torna ainda mais interessante. Torço que sirva de inspiração para cada vez mais recordar seus momentos, afinal recordar é viver! :)













Obrigado por estar conosco, espero que tenha gostado do post! Para ficar atualizado em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles também vão gostar!

Até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!