Desafio Criativo: Conheça o 'Phonebloks' ::: O Smartphone Modular Feito para Durar
banner

Conheça o 'Phonebloks' ::: O Smartphone Modular Feito para Durar



Produtos tecnológicos não foram feitos para durar muito tempo. Você compra um smartphone com inúmeras funções, mas um ano depois, alguma fabricante vem com um produto que faz o seu aparelho, mesmo em boas condições, parecer obsoleto. Como resolver este problema?

Pois bem. Imagine um smartphone com um conceito similar ao das placas-mãe dos computadores: uma base modular onde você muda apenas alguns componentes, de acordo com a sua necessidade. Imaginou? Pois pode ser que ele se torne realidade. É o conceito do "Phonebloks", um smartphone realmente inteligente, totalmente modular!

A ideia veio do designer Dave Hakkens, que projetou um telefone totalmente modular com "partes" vendidas separadamente, que podem ser reorganizadas, removidas e até mesmo atualizadas, de acordo com a necessidade do usuário. Digamos que ao lançarem um novo processador ou uma nova tela, você possa simplesmente trocar o módulo em seu aparelho, sem ter que trocar o telefone por completo. Se você deseja apenas mais espaço de armazenamento e maior duração da bateria e praticamente não usa a câmera, você pode sacrificar o espaço de um em benefício de outro. Bastante inteligente, não é mesmo?

Pode parecer surreal, mas é quase uma realidade. Mesmo não sendo um aparelho projetado com a rentabilidade em mente, ele resolve uma questão importante: o lixo eletrônico. Em vez de um aparelho inteiro ser jogado fora, apenas os módulos obsoletos são trocados, reduzindo em muito a quantidade de componentes eletrônicos jogados fora, levando em consideração que grande parte do lixo eletrônico nos dias de hoje são aparelhos de celular que ficaram obsoletos.

Confira o vídeo e entenda como funciona:














Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!