Desafio Criativo: Arte na Faixa e Conscientização nas Ruas
banner

Arte na Faixa e Conscientização nas Ruas




Aposto que quando iniciaram com a finalidade de “marcar território”, os vanguardistas grafiteiros não imaginavam que o futuro desta expressão artística que começou nas ruas hoje estaria nas mais finas galerias de arte de todo o mundo.

Tenho nessa expressão de arte livre e desregrada muita admiração, muito por conta de sua versatilidade e diferentes estilos. Afinal de contas, por não possuir regras a criatividade rola solta à proporção da inspiração e técnica própria de cada artista; sua tipografia e a junção de novos elementos, muitas vezes trazidos de outras técnicas de pintura, acrescentam cada vez mais possibilidades para este universo infinito de cores e desenhos.

Devido à criatividade e até espontaneidade dos artistas brasileiros, o Brasil se tornou um pólo importante para esta arte e foram bem aceitos pelo público ao verem as galerias a luz do dia em praças e muros estampados. A identificação é tamanha que é até comum hoje vermos desenhos de “Crews” (um grupo de artistas) ou artistas individuais estamparem roupas e acessórios de grandes marcas, mas, além da reciclagem estética da cidade, vejo o cunho social um importante benefício a ser dedicado à sociedade como um todo.

Com uma pitada de criatividade, tivemos ontem no Rio de Janeiro uma boa prova do valor artístico e conscientizador que pode ser levado - de volta - às ruas. Seguindo os moldes da edição realizada em 2010 em Curitiba, a edição carioca o projeto Arte na Faixa contou com 30 pinturas de faixa de pedestre em 30 diferentes ruas da cidade foram ontem pintadas. A ideia faz parte do projeto Rio Eu Amo Eu Cuido com curadoria do artista Airá, o Crespo, e tem como propósito conscientizar pedestres e motoristas sobre a utilização correta das faixas de pedestres, tão ignoradas em nosso cotidiano.

Cada faixa pintada terá o slogan “Agora que você prestou atenção, respeite a faixa”, fazendo com que tanto o pedestre quanto o motorista se sensibilizem. O primeiro ao atravessar a rua somente por ela (ouviram, apressadinhos? :)) e o segundo, não parando em cima para não obstruir o caminho (ouviu, egoísta? :)).

Tá aí mais uma campanha que gostei muito e que sirva de inspiração a nós, motoristas e pedestres, a ter maior senso comunitário e viver cada vez melhor. Seguem algumas fotos para conferir como ficou legal!















































































































































Obrigado por estar conosco, espero que tenha gostado do post! Para ficar atualizado em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles também vão gostar!

Até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!