Desafio Criativo: NASA Financia Projeto Para Impressão de Pizza em 3D
banner

NASA Financia Projeto Para Impressão de Pizza em 3D

















É meu amigo... parece que a realidade que era só plausível em filmes de ficção está prestes a se tornar realidade.
Quem não lembra da pizza instantânea do filme De Volta pro Futuro II? Ou até mesmo do replicador de comida do Star Trek? Pois é... Segura essa: a NASA está financiando pesquisas para alimentos impressos em 3D. O engenheiro mecânico Anjan Contractor recebeu US$125.000 da agência para criar um protótipo de impressora 3D com o objetivo de automatizar a criação de alimentos. É esperado que o sistema possa fornecer alimentos aos astronautas durante viagens espaciais de longa distância. Mas há também o objetivo mais nobre de resolver a crescente escassez de alimentos no mundo através da redução de resíduos. O software da impressora será de código aberto, enquanto o hardware será baseado na impressora, também de código aberto, RepRap Mendel 3D printer.

O conceito utiliza "blocos básicos de construção" de alimentos em pó, contidos em cartuchos, tal como nas atuais impressoras. Através da combinação destes blocos, uma vasta gama de alimentos poderá ser criada pela impressora. Os cartuchos terão vida útil de 30 anos, mais do que tempo suficiente para permitir as viagens espaciais de longa distância. Após provar que o sistema funciona em um nível básico, imprimindo chocolate, Anjan irá dar início ao projeto dentro das próximas semanas, tentando imprimir uma pizza.

É... Já imaginou? Muito em breve em uma impressora dentro do seu lar. =)





Pizza no filme De Volta para o Futuro II

Replicador de Alimentos do Star Trek

Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!