Desafio Criativo: O Sol e Seus Diferentes Comprimentos de Onda
banner

O Sol e Seus Diferentes Comprimentos de Onda

Recentemente a Nasa (Agência Espacial Americana) divulgou um mosaico com diferentes fotos do nosso Sol. Ela mostra o astro sob diferentes comprimentos de onda onde cada técnica de captação destaca diferentes aspectos da sua superfície e atmosfera. Uns revelam o Sol mais amarelado, outros mais laranjas, ou até mesmo em tonalidades estranhas como verde, azul, cinza e rosa.

As imagens que compõe a montagem foram feitas por telescópios terrestres e espaciais que são capazes de observar muito além do que é visível para os nossos olhos. Os cientistas foram então capazes de compor a belíssima imagem deste post.

Os astrônomos explicam que o Sol emite luz em todas as cores, mas como a cor amarela é a que tem o comprimento de onda que mais brilha, esta é a cor que conseguimos ver a olho nu (não se esqueça que  nunca devemos olhar diretamente para o Sol, viu?).

Além da luz que nos é visível, o Sol também emite raios X e luz ultravioleta, dependendo do comprimento de onda e da temperatura. A temperatura da superfície do astro chega aos impressionantes 5700 graus Celsius, contra 15 milhões de graus Celsius em seu núcleo.

As diferenças de temperatura ocorrem pois o Sol contém diferentes átomos de hélio, ferro e hidrogênio, e gera cargas elétricas distintas, que são chamadas de íons. Cada um deles pode emanar luz em comprimentos de onda que são específicos em determinadas temperaturas.

A seguir, a montagem feita pela Nasa. Confira:

Foto: Nasa/SDO/Goddard Space Flight Center

Espero que tenha gostado deste conteúdo! Por favor, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para manter-se atualizado e receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Se você curtiu este artigo, peço educadamente que deixe o seu comentário e nos ajude a espalhar esta inspiração por aí. ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!