Desafio Criativo: Drew: O Precursor do Reality Show
banner

Drew: O Precursor do Reality Show



Impossível falar de audiovisual e criatividade, sem mencionar nomes como David Wark Griffith, Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, George Lucas, Dziga Vertov, Buster Keaton, François Truffaut, Kim Ki Duk, Akira Kurosawa, Nelson Pereira dos Santos, João Moreira Salles, Walter Salles, Quentin Tarantino, Ian SBF, J.J Abrans, João Emanuel Carneiro entre outros, que ajuda(ra)m a compor o mundo audiovisual.

Comecemos com um experiente inventor do cinema direto: Robert Drew — um dos revolucionários na história do cinema que se encarrega de transformar câmeras de filmar pesadas em máquinas portáteis.

Drew é um dos inventores do cinema direto, um estilo de cinema documentário, precursor, talvez, do Reality Show. O cinema direto acompanhava pessoas famosas ou não famosas e as filmava sem nenhum tipo de entrevista, apenas seguindo a pessoa no seu dia a dia. A ideia é de que a câmera não seja notada. Ela é como uma mosca parada na parede, imperceptível.

A forma espontânea com que os câmeras tratam as personagens é o ponto alto desse tipo de cinema. Desenvolvido por jornalistas, o cinema direto parece fazer justamente ao contrário das entrevistas, a observação é a tônica. Parece que ninguém no filme sabe da presença da câmera, as personagens se relacionam com ela, ou se exibem para ela como atores profissionais. Um dos ícones do movimento é o filme Primárias, que registra as eleições primárias que escolheram o candidato do Partido Democrata à presidência, em 1960. De um lado John F. Kennedy, de outro o senador Hubert Humphrey. É claro que o candidato John F. Kennedy interpreta o tempo todo, por tratar-se de uma pessoa pública. Portanto, a “artificialidade de viver” de um candidato à presidência faz parte do seu real modo de agir em público. Ele age assim “naturalmente” e as pequenas câmeras do cinema direto captam isso. A capacidade de percepção da câmera de Drew também é destaque nesse filme, a tão famosa cena da mulher de Kennedy nervosa ao ouvir o discurso do marido, transparece na agitação de suas mãos. Drew ao invés de filmar o discurso e o rosto de Kennedy, volta co câmera para trás de Jacqueline Kennedy denunciando um sentimento que poucos filmes de ficção conseguem.

No Brasil o cineasta João Moreira Salles se aventurou no cinema direto ao filmar os últimos dias da campanha eleitoral de Lula em 2002, no filme Entreatos.



O então candidato a presidência Lula (2002)

 John F. Kennedy

Segundo o sociólogo Italiano Domenico de Masi: "Quando trabalho, estudo e lazer coincidem ocorre o ócio criativo." Frase inspiradora para o Desafio Criativo.

Não deixe de conferir os nossos canais no Twitter e Facebook para muito mais inspiração, criatividade e design! Um grande abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!