Desafio Criativo: A antiga arte algoritmica de Dextro
banner

A antiga arte algoritmica de Dextro

Sempre mostramos aqui imagens e trabalhos visuais criados por artistas que se diferenciam dos demais. Porém, as imagens que eu vou mostrar hoje não foram criadas por uma pessoa, mas sim por um algoritmo.

Essas imagens tiveram origem há muito mais tempo do que você imagina. O responsável por essas imagens é Dextro, que começou a criar imagens com o Macromedia Director em 1996. Naquela época o programa era utilizado para criar jogos para o Nintendo 8-bit e CD-ROMs. Estamos falando aqui de um período antes do boom da internet.

No final da década de 90, o M. Director era um programa sofisticado, porém "inchado" com o qual era capaz de se fazer todo tipo de integração multimídia, incluindo animações, scripts não lineares e até vídeos. Porém, o tamanho de saída do arquivo era muito grande para a então conexão Dial-up, tornado a utilização da ferramenta inviável na rede. Acabou então sendo substituído pelo Macromedia Flash que foi desenvolvido especialmente para web.

Em 1997 começou o projeto Turux que durou até 2001. Seu objetivo era dar movimento a partículas por meio de código e dessa forma produzir imagens.

Aqui você vai encontrar uma pequena amostra do que se encontra disponível no Dextro.org. Lá você vai encontrar imagens estáticas, em movimento e até interativas, além de uma seção de pinturas feitas com óleo sobre tela inspiradas nas imagens algorítmicas.

Confira agora a arte, ou melhor, os cálculos de Dextro.
































Gostou? Então fique ligado no Desafio Criativo que você vai encontrar muitas outras coisas legais e criativas. Tem muita informação esperando por você na nossa Fanpage e em nosso Twitter, não dá mole e corre lá!

Um abraço e até o próximo post!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!