Desafio Criativo: Tempestade Criativa no Design
banner

Tempestade Criativa no Design



Olá Criativos! Recebi o convite de fazer meu primeiro post no blog, e apesar da grande variedade de assuntos no universo de design e criatividade, não demorei para decidir falar sobre música e design, duas paixões que carrego em meu dia a dia.

Sou fã de música nos mais diversos gêneros. A considero uma genuína manifestação cultural, onde se consegue em uma única letra, conjunto de acordes e harmonia, tocar sentimentos dos mais diversos em pessoas de todos os lugares. Assim também considero o design, que desperta percepções das mais variadas, mas utilizando outros sentidos que possuímos.

De todos os gêneros musicais, foi no Rock onde mais me senti à vontade. E, neste gênero, na banda britânica Pink Floyd a inquietação e questionamentos encontrei em suas letras e melodias que sempre vêm à cabeça quando passagens da vida ocorrem.

Não sei se você conhece os trabalhos da banda, mas desde o início de meu interesse por eles algo sempre me deixou perplexo: o design das capas (e contra capas) de seus álbuns. O mais surpreendente é seu estilo surreal, que corresponde ao tom psicodélico daquela música ou disco que ilustra. Abaixo alguns exemplos de álbuns da banda de Waters e cia:


Ummagumma


Animals


Delicate Sound of Thunder


Tree of Half Life


A Momentary Lapse of Reason

Legal, não é!? O artista responsável pelas artes acima é o também britânico Storm Thorgerson, nascido em 1944 e graduado em Inglês e Filosofia na Universidade de Leicester, iniciou sua carreira de designer logo após a conclusão de um mestrado em Cinema e Televisão pela Royal College, quando fundou a Hipgnosis, um talentoso grupo responsável pela arte gráfica de conceituados álbuns ao redor do mundo. Mas foi mesmo seu trabalho com o Pink Floyd, juntos desde o segundo disco do grupo, ‘A Saucerful of Secrets’, que se tornou conhecido no meio, tendo seguido este caminho por toda sua vida profissional.


Echoes Disco 1


Echoes Disco 2


Pulse


Division Bell

Você pode notar a “tempestade psíquica” aos sentidos que Storm carrega até em seu nome, revelando paisagens inacreditáveis e formas geométricas sensacionais em fluidez e design. Muitos desses álbuns acima podem ter passado despercebidos por você, mas há um que é inconfundível:


The Dark Side of The Moon

Já viu esse aí em algum lugar? Foi o que imaginei! Esta é a icônica capa do álbum ‘The Dark Side of The Moon’, álbum de 1973 e de maior sucesso da banda, com mais de 40 milhões de discos vendidos. Um álbum que revolucionou o mercado musical por várias questões, uma delas por ter todo seu repertório de músicas sem intervalo entre elas, como se fosse somente uma música com diferentes momentos e clímax. Segundo Storm, a banda demorou exatos 30 segundos para decidir esta como a capa do álbum. Isso que é entender bem o briefing e entregar o que o cliente espera, hein pessoal! :)

Para você que chegou até aqui, vai uma dica: Em 2011 o Pink Floyd relançou toda sua discografia com o nome de Immersion, e, é claro, o Storm mais uma vez deixou sua marca. Os trabalhos abaixo são uma variação da capa do The Dark Side of The Moon e outros ícones usados pela banda ao decorrer de sua trajetória.


The Dark Side of The Moon (Immersion)


The Dark Side of The Moon (Immersion)


The Dark Side of The Moon (Immersion)


The Dark Side of The Moon (Immersion)


Wish You Were Here (Immersion)


The Wall (Immersion)


Immersion

E tem mais! Storm Thorgerson não é um designer de trabalho restrito ao Pink Floyd. Pela evidente qualidade de seu trabalho, tornou-se referência na área com trabalhos para outras bandas, como Led Zeppelin e Yes, e hoje em dia atuando sob o selo de seu próprio estúdio, com bandas do calibre de Biffy Clyro, The Cranberries, Muse, Megadeth e outras mais. Abaixo mais algumas artes de Storm, para mim, o Salvador Dali das bandas de rock. Aproveite e viaje em seus singulares mundos!


Bury The Hatchet Frontal (The Cranberries)


WaterGuitar (Steve Miller)


Let Your Hare Down (Steve Miller)


Many of Horror (Biffy Clyro)


Puzzle (Biffy Clyro)


Surise Big Groove (Goose)


The Island (Pedulum)

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!