Desafio Criativo: Design Sustentável ::: Prédios Verdes
banner

Design Sustentável ::: Prédios Verdes


Olá Criativos, hoje o assunto é design sustentável e vamos ver como a criatividade aliada as novas tecnologias estão ajudando a construir um futuro mais ecológico através dos chamados "prédios verdes" (green building). Estes prédios são construções que visam a sustentabilidade e possuem em seus projetos procedimentos que visem diminuir ao máximo o desperdício de recursos como água e energia.

Muitas implementações sustentáveis já são realidade, elevadores com um mecanismo que recupera a energia durante as frenagens, geração de energia elétrica através de pequenas hidrelétricas ou força dos ventos e equipamentos economizadores de água estão entre as opções para se incluir em um projeto.

Atualmente, existem 37 edíficios certificados pelo Green Building Concil Brasil (Concelho de Prédios Verdes), sendo que 28 estão localizados em São Paulo. Este número coloca o Brasil em quarto lugar no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Emirados Árabes e China.

Dê uma olhada em alguns prédios verdes:

Eldorado Business Tower (São Paulo, Brasil)








Bank of America Tower (Nova Iorque, Estados Unidos)





O canal de notícias americano CNN divulgou em dezembro de 2011 uma lista com os prédios mais verdes de 2011, confira:

Casa Locarno (Locarno, Suiça)
Painéis solares fornecem energia para aquecimento do piso e água.






Swarovski HQ (Lago Zurich, Suiça)
Utiliza a água do lago para aquecimento e resfriamento.






OS House (Wisconsin, Estados Unidos)
Utiliza ao máximo a iluminação e ventilação natural além de possuir um sistema de encanamento especial de baixo fluxo.






Velodrome (Londres, Inglaterra)
Em fase final de construção para os Jogos Olímpicos de Londres, se utiliza de iluminação e ventilação natural.






FUSMH (Wisconsin, Estados Unidos)
Esta construção é 40% mais eficiente que uma construção convencional, possui sensores de dióxido de carbono podendo direcionar a ventilação apenas para onde é necessária e 90% da área regularmente ocupada é iluminada de forma natural.




Casa em Shimogamo (Kyoto, Japão)
Com um design moderno, apresenta uma tela circular de vidro fosco, por trás das quais há uma zona verde que atinge um contraste agradável com o material industrializado. 






Sandal Magna School (Wakefield, Reino Unido)
Uma escola em que todas as funcionalidades ficam visíveis. Entre as características ecológicas estão a ventilação natural através de torres eólicas e a criação de energia própria para aquecimento e resfriamento.






Livestrong Foundation (Texas, Estados Unidos)
Originalmente um armazém da década de 50. 90% do entulho retirado foi utilizado para a construção atual que ganhou, como uma de suas melhorias, janelas no telhado para captar a abundante luz natural do Texas.






Ixsir Winery (Basbina, Líbano)
Uma vinícola que combina uma casa de 400 anos restaurada com uma camada de pele verde, capaz de cultivar plantas. Suas adegas são enterradas no solo propiciando o equilíbrio necessário entre temperatura e umidade.




Park Hotel Hyderabad (Hyderabad, Índia)
Um hotel cinco estrelas em que um de seus diferenciais é permirir que a luz natural seja difundida para os ambientes interiores através de telas de metal perfurado e em relevo sobre um sistema de vidros de alta performance.






Cherokee Studios (Los Angeles, Estados Unidos)
Projetado para aproveitar ao máximo o clima do local. Possui ventilação cruzada, convecção térmica (transmição de calor através de fluidos) e iluminação natural.






Marco Polo Tower (Hamburgo, Alemanha)
Prédio residencial de luxo onde as varandas foram cuidadosamente posicionadas de forma a proteger da incidência direta da luz do Sol. No telhado, coletores e vácuo e luz solar geram o necessário para prover refrigeração e aquecimento de água.





Por hoje é só, Nos acompanhe no Facebook e no Twitter para mais novidades.

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!