Desafio Criativo: Processo Criativo ::: Parte 1
banner

Processo Criativo ::: Parte 1




Tão difícil quanto estruturar um bom processo criativo, eu diria que é escrever sobre o assunto. Principalmente, enfrentar o bloqueio gerado pelo pavor (porque medo ficou pequeno nessa hora) de fazer um texto chato e entediante sobre algo tão prazeroso.

Depois de rabiscar em muitas folhas do scketchbook, comecei a entender que processo criativo não é algo que se explica ou que se defina, ainda que existam por aí infinitos significados, dos mais sérios e obsoletos aos mais insanos. Decidi, então, que o melhor seria não pensar em nenhum deles neste momento.

Algumas pessoas dizem por aí: “processo criativo: ame-o ou deixe-o”. Eu prefiro: ENTENDA-O e AME-O, porque ele sempre será seu melhor aliado no desafio diário da criação.

Vivemos em um tempo que torna nossas mentes mais rápidas e mais amplas do que nunca, o que pode gerar complexidade e, até mesmo, um certo caos na organização e gerenciamento de nossas ideias. Montar uma estratégia básica, seguindo alguns passos, pode ser a chave para um processo criativo mais consistente e fluido, o caminho para a plena inspiração - o catalisador fundamental de tudo:

1) Simplicidade nas ideias. Como disse Rob Forbes (fundador da revista Design Within Reach), “se a brevidade é a alma do saber, simplicidade é a alma do design”.

2) Organize seus pensamentos de forma sistemática. Isso, na verdade, significa não se perder dentro da própria cabeça.

3) Tente (e eu digo isso, porque nessas horas também temos que ser muito realistas e, às vezes, não conseguimos fazer isso) organizar o caos e o turbilhão de ideias em sua mente.

4) Distancie-se do ponto final. Você verá mais, vendo menos. Fato. Os melhores designers do mundo fazem isso.

5) Pelo amor de Deus, abstenha-se do desespero. Não o deixe tomar conta de você.

Agora, a melhor de todas as estratégias : viva seu processo criativo de forma ampla, simples e plena; sinta-o, não lute com ele, apenas deixe-o fazer parte de você. Dessa forma você poderá tirar o máximo proveito dos benefícios, sensações e do turbilhão de ideias que ele pode proporcionar.

Por Andy Rodriguez

Designer do studio EqqoArt Colletivo Criativo

Créditos Video Intro Stop Motion - Andy Rodriguez e Jan Ramos + 2o.Video Minilogue/hitchhikers por minilogue.com

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!