Desafio Criativo: Conheça Hovenring, a primeira rotatória de ciclovia suspensa do mundo
banner

Conheça Hovenring, a primeira rotatória de ciclovia suspensa do mundo



Se idealizarmos uma listagem das mudanças de comportamento que tiveram maior adoção na última década em todo o globo, certamente o uso consciente de produtos e de energia faz parte desta lista. A humanidade finalmente se deu conta de que os recursos naturais de nosso planeta são limitados e é necessário terminar de papo e agir.

Um dos temas de maior representatividade em consonância a esta nova consciência é o argumento sobre a mobilidade humana. E, nela, o transporte alternativo possui destaque. As bicicletas, um querido produto que nos acompanham desde 1818, batem recordes de venda ano a ano trazendo mais saúde, bem estar e cidadania às pessoas das cidades que encorajam sua utilização.

Dependendo da cidade em que você mora, todos os dias você dá de cara com uma ciclovia. E é capaz de fazer o trajeto completo de sua casa ao trabalho só com nossa amiga, chamada carinhosamente de 'camelo' em algumas cidades brasileiras. 

Felizmente os quilômetros de ciclovias de nosso país acompanham a crescente taxa de utilização de bicicletas - claro, afinal quem não quer ir sem trânsito para casa com vento no rosto e de quebra queimar algumas calorias? :) - e cada vez mais encontramos mais estrutura para seguir com este novo hábito.

O que também ocorre em outros países. Na Holanda, por exemplo, foi construída na cidade de Eindhoven, a primeira rotatória de ciclovia suspensa no mundo, a Hovenring. A obra demarca o caminho de entrada para as cidades de Eindhoven,Veldhoven e Meerhoven, nomes cujos sufixos originam o da passagem, algo como 'Anel dos Hovens' em português.

Desenhado por ipv Deft, o projeto levou 9 meses para ser construído. Tecnicamente, Hovenring dispõe de 70 metros de pilão central de altura, 24 cabos de aço e um tabuleiro circular feito de cerca de 1.000 toneladas também de aço. Os cabos estão ligados ao lado interior do tabuleiro da ponte que se conecta ao circular efetuando um contra-peso de betão e mantendo a estabilidade da estrutura.

Entenda melhor seu elegante design e faça um tour no vídeo ao final:











E mais, se você curte o tema de bicicletas, certamente vai gostar destes outros dois posts que fizemos:

Wood, um novo conceito em bicicleta urbana

Fazendo música com a bicicleta

Um abraço e até a próxima!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!