Desafio Criativo: O Processo Criativo de Jumbo – eu visito a tua ausencia
banner

O Processo Criativo de Jumbo – eu visito a tua ausencia

Olá pessoal,

Ao ver os temas que já postamos no Desafio Criativo, me dei conta já falamos muito sobre cinema, mas ainda não abordamos um tema similar que muito me identifico: o processo criativo no teatro.
Este post então é para abrir com chave de ouro!

Meu desafio nesta pesquisa foi encontrar um grupo de teatro ou peça recente; acho bacana sempre trazer referências atuais para vocês. Foi aí que pesquisando as próximas estreias no circuito teatral brasileiro, conheci uma recém-criada companhia teatral carioca, a Baú da Baronesa. Uma iniciativa composta só por mulheres, sete jovens atrizes que estreiam em grande estilo em uma produção própria sob direção de Joana Lebreiro com um tema interessante e, para mim, ainda inédito no teatro brasileiro: mulheres que frequentam presídios no país.

A peça chama-se Jumbo – eu visito a tua ausência. O processo criativo contou com minuciosa pesquisa através de sessões de entrevistas a visitantes e ex-visitantes de presos, ex-detentos e documentaristas e, para trazer ainda mais veracidade ao palco, a Companhia frequentou a fila do complexo de Bangu, sentindo literalmente na pele como é visitar um presídio.



A proposta é fazer com que o público saiba – e sinta – como a ausência cotidiana do preso afeta profundamente a vida das mulheres ligadas a eles. O público assiste ao espetáculo do ponto de vista do preso, mas sem ocupar o lugar dele. O preso é inaudível, o espectador o conhece através das falas da visitante. A maior inovação que encontrei é o público ser dividido em sete núcleos, cada núcleo recebe visitas de uma personagem apenas. Ou seja, quem assistir a "Jumbo" sete vezes, poderá ver sete peças distintas!

A dramaturgia resultante do processo é um misto de documento e ficção, mas que não estabelece fronteiras claras entre elas. As cenas são divididas em cinco tipos: as visitas, a rotina das visitantes, depoimentos individuais, cenas individuais íntimas das visitantes, cenas em que as atrizes revelam documentos do processo. As cenas se intercalam de maneira fragmentada, compondo um mosaico complexo, em que o espectador é constantemente surpreendido: pela ficção ou pela realidade.

Se interessou? Eu também! A boa notícia é que conseguirão assistí-la porque que peça estreou ontem, dia 04 de Maio, na sede da Cia. dos Atores na Lapa, Rio de Janeiro.

Se quiserem conhecer melhor a Companhia Teatral Baú da Baronesa e também mais curiosidades sobre a peça, acessem a página da Cia. no Facebook! E para dar mais gostinho ainda, seguem algumas fotos dos ensaios. Espero que curtam, até o próximo post!






Assine o nosso Feed RSS e confira os nossos canais no Twitter e Facebook para muito mais inspiração, criatividade e design! Um grande abraço e muita inspiração para você!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!