Desafio Criativo: BioniCopter - A Libélula Cibernética da Festo
banner

BioniCopter - A Libélula Cibernética da Festo

Festo, uma empresa alemã conhecida pela criação de inúmeros dispositivos que imitam a vida selvagem, tal como pinguins e pássaros, acaba de desenvolver outro grande 'brinquedinho': o BioniCopter.

"Com o BionicOpter, a Festo dominou tecnicamente a alta complexidade das características de voo da libélula. Tal como sua inspiração da natureza, esta libélula ultraleve pode voar em todas as direções, pairar no meio do ar e deslizar sem que suas asas colidam umas com as outras

Trinta graus de liberdade para manobras únicas
Complementando o controle da frequência partilhada das asas e suas torções, cada uma das quatro asas também dispõe de um controlador de amplitude. A inclinação das asas determina o sentido da impulsão. O controle de amplitude permite a regulagem de intensidade do impulso. Quando combinadas, a libélula de controle remoto pode assumir qualquer posição no espaço.

Design leve, altamente integrado
Esta autêntica forma de voo só é possível graças à construção de peso leve e a integração das funções: os componentes, tais como sensores, atuadores e componentes mecânicos, bem como os sistemas de controle aberto e de ciclo fechado, instalados em um espaço muito limitado e adaptados uns aos outros.

Com esta incrível libélula de controle remoto, a Festo demonstra comunicação sem fio em tempo real com  contínua troca de informações, bem como a habilidade de combinar diferentes avaliações de sensores, identificar eventos complexos e estados críticos."

Enquanto muitas outras libélulas de controle remoto existam, muitas das quais estão disponíveis comercialmente como brinquedos, o BioniCopter é o primeiro dispositivo que pode imitar as funções de um avião, um helicóptero e um planador. Tudo em uma coisa só!

Fique agora com as imagens deste engenhoso 'brinquedinho', e não deixe de assistir ao vídeo:



Inspirado na natureza: o princípio complexo da batida de asas da libélula...

...tecnicamente alcançada pela primeira vez com o BioniCopter da Festo

Movimentos livres: até mesmo as mais complexas manobras de voo...

...podem ser executadas fácil e intuitivamente

Contrução ultraleve: peso mínimo...

...apesar da variedade de componentes e funções




Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)

Muito obrigado e até breve!

 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!