Desafio Criativo: O Dom de Ilustrar, por Benício
banner

O Dom de Ilustrar, por Benício



Há tempos recebi de um amigo a indicação de um curta que explicava a história de um gaúcho nascido em 1936 que dedica sua vida à sua paixão: ilustrar. Na época muito me interessei pela trajetória de José Luis Benício, ou apenas Benício, e divido com vocês algumas de suas passagens e, principalmente, suas belíssimas ilustrações reconhecidas mundialmente.

Benício iniciou sua carreira em seu Estado natal aos 16 anos de idade como aprendiz de desenhista no Clarim Publicidade, já dando uma pista de qual segmento inicialmente seria reconhecido por seu talento. Vivendo no Rio de Janeiro em 1962, depois de passar por uma gráfica, ingressou na McCann Erickson publicidade onde realizou importantes trabalhos para empresas de grande porte e não tardou para que já fosse consagrado no mercado publicitário como dos principais ilustradores do Brasil.

Seus característicos traços, muito influenciados por Norman Rockewell, juntamente com sua versatilidade resultou naturalmente na abrangência de abordagem do seu trabalho. As ilustrações de Benicio vão de cartazes publicitários, passando por ilustrações de arquitetura, ao estampar mais de 300 cartazes de cinema nacional – impossível esquecer dos cartazes de “Dona Flor e seus Dois Maridos” e do famoso filme pornochanchada com Vera Fischer, “A Super Fêmea” e vários do quarteto “Os Trapalhões” -, editoriais de revistas retratando importantes passagens da História, ilustrações de livros, capa de livros de bolso e, é claro, suas famosas Pin-Ups aliando sensualidade ao clássico romantismo de suas poses.

De todos os 61 anos de carreira e com toda a diversidade de seus desenhos, ouso dizer que dentre os diversos êxitos de suas experimentações com ilustração, poucas características são tão unânimes quanto a beleza feminina que retrata, detalhada de maneira sublime e instigante. Dizem que a inspiração vinha de forma natural das curvilíneas frequentadoras do calçadão de Copacabana. Bons tempos, imagino!

Envio abaixo em duas partes o vídeo “O Mestre das Pin-Ups” que me fez conhecer esse enriquecedor personagem de nossa História, vale cada minuto destes 15 a seguir:





E, abaixo, entenda por que de Benício ser considerado um ícone brasileiro da ilustração. Delicie-se com seus ricos detalhes e expressões em suas personagens. Verás que já conhecia muitas capas, só não sabia que eram de sua autoria. Se tiver sorte, encontre um destes pôsteres em alta resolução para enquadrá-los :).

Livros de bolso:










Pin-Ups:
 
 










Cartazes de cinema:












Anúncios publicitários:


Ilustrações diversas:


 


E aí, curtiam o trabalho de Benício? Lembrem-se de deixar seus comentários, é sempre bom saber de vocês se gostaram do artista do post, é assim que vamos deixando o Desafio Criativo ainda mais a sua cara.

Obrigado por estar conosco e até o próximo post!


 

Assine e receba nosso boletim diário por email!

Desafio Criativo
Ser, estar e manter-se criativo é um grande desafio! Incentivo, inspiração e motivação é o que traremos para você! Preparado? DESAFIE-SE!